Incentivos do Governo do Estado mantêm produção de arroz na liderança nacional com 63,1%
O secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, Gilmar Tietböhl, explica que este resultado foi possível graças iniciativas como o Programa Arroz RS, desenvolvido pelo Irga, que agrega tecnologia ao plantio “Com essa ação, desenvolvida a partir de 2007, a meta é atingirmos a produção de até 10 mil quilos por hectare”, afirmou.
Tietböhl destacou também que o Estado tem 18,5 mil produtores, sendo que 52,8% das lavouras são inferiores a 50 hectares, caracterizando a importância social da atividade.
O presidente do Irga, Mauricio Fischer, acrescenta que nos últimos quatro anos a produção subiu da média de 4 milhões para os atuais 6,8 milhões de toneladas, assegurando a expectativa por resultados ainda mais expressivos para a colheita do próximo ano.
“Vamos cultivar 1,12 milhão de hectares com a vantagem de já estarmos, neste momento, com mais de 50% de área semeada”, explica. Com isso, há um melhor aproveitamento dos períodos de maior de insolação, entre dezembro e fevereiro.
Fischer explica que para garantir sustentabilidade e renda na comercialização do grão, a governadora Yeda Crusisus garantiu a redução da carga tributária para o arroz beneficiado, incentivando a venda do grão que for adquirido de produtores gaúchos. “O crédito presumido, que era de 3%, passou para 3,5%, reduzindo os tributos incidentes no arroz beneficiado.
São 37 mil trabalhadores diretos nas lavouras favorecidos com a medida. O governo gaúcho tem atendido todas as demandas do setor”, concluiu.