Indústria moveleira de Torres planeja a exposição do Verão
O secretário de Turismo, Roniel Lummertz, destacou que a Prefeitura novamente será parceira dessa exposição, numa ação do Programa Cresce Torres. “O objetivo é aproveitar o período da alta temporada para dar maior visibilidade a essa importante economia do município”, ressalta. A mostra está prevista para começar em 10 de janeiro e se estender até 28 de fevereiro de 2010. O local ainda está em estudo.
Segundo o presidente da Sermov, Marcos Pinho, a exposição é uma oportunidade de aumentar a competitividade das indústrias de móveis sob medida de Torres, refletindo no aumento da geração de emprego e renda.
Das indústrias de Torres, 17 participam do Projeto de Desenvolvimento do Litoral Norte Gaúcho do Sebrae/RS. Dessas, 10 produzem móveis sob medida, uma faz móveis seriados com madeira de demolição, uma de móveis rústicos, duas de esquadrias, uma de estofados e uma de produção de colchões. Elas geram mais de 250 postos de trabalho.
Marcos Pinho explica que as indústrias torrenses são micro e pequenas e o empreendedor é marceneiro artesão, que aprendeu a profissão na prática e nos últimos anos obteve a profissionalização gerencial e técnica com o apoio do Sebrae/RS. Segundo o presidente da Sermov, “através da exposição será possível mostrar e divulgar a beleza, o acabamento, a praticidade e o conforto proporcionado pelo móvel sob medida”.
O segmento moveleiro de Torres comercializa seus produtos em um mercado que transcende a região e o Estado. “Atualmente, algumas empresas buscam certificação de qualidade, via Sebrae, para também atender as demandas de exportação que estão surgindo”, comenta Marcos Pinho.