Infraero apresenta cronograma e liberação de voos comerciais no aeroporto de Torres
Na próxima segunda-feira (9), a Infraero divulgará o cronograma de obras e a liberação de voos comerciais no Aeroporto de Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, após receber oficialmente a outorga para sua gestão.
A movimentação para impulsionar o aeroporto, liderada pelo empresário Fabiano Brogni, do parque aquático Acqua Lokos, e o prefeito Carlos Souza, visa fomentar o turismo e o desenvolvimento da região.
Houve questionamentos sobre se a operação do aeroporto poderia prejudicar o balonismo, uma das principais atrações turísticas de Torres, mas Brogni e Souza garantem que não haverá impacto negativo na atividade.
A reunião com a Infraero foi organizada por Milton Zuanazzi, ex-secretário Nacional de Políticas para o Turismo, agora envolvido na Secretaria Nacional de Apoio à Reconstrução do RS.
Além de Torres, a Infraero também assumirá a gestão do Aeroporto de Canela, na Serra Gaúcha.
Planos de Expansão e Investimentos
Os investimentos nos aeroportos incluirão melhorias nas pistas de pouso e decolagem, infraestrutura para táxi-aéreo, pátios de aeronaves, sistemas de navegação aérea e modernização dos terminais de passageiros.
Em até 15 dias, o Aeroporto de Canela estará apto para operar com aeronaves da categoria 1B (como o Grand Caravan, que transporta até 9 passageiros), enquanto o Aeroporto de Torres poderá receber aviões da categoria 2C (como o ATR-72, com capacidade para até 72 passageiros).
Após 45 dias, Canela poderá operar aeronaves da categoria 2C e Torres da categoria 3C (como Boeing 737 e Airbus A320, com capacidade média de 165 passageiros).
Além disso, a Infraero tem interesse em gerir os aeroportos de Passo Fundo e Santo Ângelo, que ainda não foram concedidos. O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, tem sua reabertura prevista para o dia 21 de outubro.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp