Vida & Saúde

Inicia em Torres o 10º Global Lake Ecological Observatory Network

Pesquisadores de 27 países diferentes já estão em Torres participando da 10ª edição do Global Lake Ecological Observatory Network (Gleon).

O evento, que todo ano é realizado em um país diferente, acontece em Torres até o dia 13 de maio, no Guarita Park Hotel.

Na solenidade de abertura do encontro, na manhã dessa segunda (10/05), os pesquisadores se dirigiram até o Rio Mampituba e iniciaram a série de pesquisas que irão realizar no Município. É a primeira vez que pesquisadores internacionais realizam pesquisas nos lagos e rios da região. Os dados obtidos nestas pesquisas poderão servir como fonte de informação para projetos de recuperação dos recursos hídricos.

Paralelo ao evento ocorrerá dia 12 de maio, às 16h, no Guarita Park Hotel, o seminário com representantes do Gleon e lideranças políticas, técnicos e estudantes da região.

Neste encontro serão mostradas experiências bem sucedidas de recuperação de lagos após sua alteração promovida principalmente por esgoto cloacal.

Além da melhor infra-estrutura do Litoral Norte, Torres foi escolhido devido os inúmeros recursos hídricos que possui.

A Rede Global de Lagos é uma rede de base de limnólogos especialistas em tecnologia da informação e engenheiros, os quais têm como objetivo comum a construção de uma rede persistente de observatório de lagos.

O Gleon 2010 tem a organização d o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com o apoio da Prefeitura Municipal de Torres.

Comentários

Comentários