Inicia nas próximas horas longa sequência de dias com chuvas e temporais no RS
Iniciará nas próximas horas uma longa sequência de dias com chuvas e temporais no Rio Grande do Sul.
Neste fim de semana e durante a próxima semana, as condições serão muito favoráveis ao registro de tempestades localizadas, de acordo com a MetSul.
No Sul do Brasil, o risco de tempo severo localizado deve aumentar principalmente neste fim de semana com possibilidade de temporais isolados, sobretudo em horas da tarde para a noite, quando o aquecimento diurno deve favorecer a formação de nuvens com grande desenvolvimento vertical (carregadas).
Estes temporais isolados podem provocar chuva intensa com elevados volumes em curtos intervalos, rajadas de vento fortes e ainda queda de granizo.
Como são eventos muito localizados, somente em curtíssimo prazo é possível se alertar quais cidades vão ser atingidas.
Risco de fortes temporais
A instabilidade deste fim de semana e de grande parte da semana que vem vai se dar no Sul do Brasil sob uma atmosfera quente a muito quente, o que aumenta o potencial para temporais localmente fortes a severos com risco de danos.
A atmosfera estará mais aquecida principalmente neste fim de semana e no início da próxima semana.
Assim, a MetSul destaca que alguns temporais isolados podem ser fortes a severos com queda de granizo e, em especial, alguns vendavais localizados.
Com o ar muito quente em altitude, podem se formar células ou supercélulas de tempestades capazes de gerar fenômenos mais severos.
Chama atenção, aliás, pelas projeções dos modelos numéricos analisados pela MetSul, como a atmosfera vai estar muito instável ao longo dos próximos dias no Sul do Brasil, o que não apenas vai favorecer os temporais isolados como também causará chuva com volumes elevados em muitas cidades.
Longa sequência de dias com risco de temporais
O período favorável a temporais isolados no Sul do Brasil será longo.
Todos os dias até o final da semana que vem terão condições para tempestades localizadas na Região Sul.
As ocorrências de raios também serão diárias e em grande número até o fim da próxima semana, acompanhando um padrão de grande instabilidade do tempo.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp