Vida & Saúde

Inicia o Projeto Sorrindo para o Futuro nas escolas de Osório

Trabalhar a prevenção às cáries desde cedo com as crianças, evita problemas mais sérios quando adultos. Nesta quinta-feira, dia 14, iniciou o Programa do Sesc Sorrindo para o Futuro na rede de ensino municipal para a promoção da saúde bucal preventiva.

Através do projeto, professores da rede pública são capacitados por dentistas a avaliarem as condições de saúde bucal dos estudantes do Ensino Fundamental e na Educação Infantil, a partir dos quatro anos de idade.

O projeto é uma parceria entre o Sesc e a Prefeitura de Osório. A primeira escola a receber o kit de higiene com escova, fio e creme dentais, além de material educativo, foi a Escola Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora da Conceição, localizada no bairro Porto Lacustre. Para o treinamento, estavam presentes: a equipe da Secretaria Municipal de Educação, a Diretora da Escola, Kátia Cilene da Silva, as coordenadores do projeto dentro das escolas, Catiana Gafforeli e Sílvia Dalpiaz, a Secretária Substituta de Educação, Elaine Freitas, a Coordenadora do projeto no Sesc, Kátia Almeida da Silva e a dentista do PSF, Kátia Reschk que salientou os benefícios do projeto junto a comunidade escolar com os estudantes se tornando multiplicadores do conhecimento em higiene bucal.

“Notamos que houve uma mudança de hábitos das crianças, um interesse em fazer o seu próprio cuidado e eles levam, inclusive, para casa, o que aprenderam na escola. Houve um maior interesse em procurar o atendimento dentário”, avalia a dentista.

O Secretário Gil Davóglio, presente no lançamento do projeto comemora os bons resultados do programa bucal nas escolas.

“Nós estamos muito contentes porque, este ano, conseguimos incluir a Educação Infantil, todas as nossas escolas estão sendo atendidas. A criança que tem qualquer problema, ele é detectado, é passado para a direção da escola, os pais tomam consciência e levam os filhos nos nossos postos de saúde ou, então, quando tem condições, de maneira particular com seus dentistas”, afirmou o Secretário.

O projeto Sorrindo para o Futuro vai ocorrer em todas as escolas do Município, atingindo 2149 crianças.

Comentários

Comentários