Educação

Iniciam as aulas no IFRS – Campus Osório

As aulas do Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul se iniciaram no dia 28 de fevereiro, com muitas novidades. Além do retorno dos alunos dos cursos técnicos de Administração, Informática para Internet e Guia de Turismo na modalidade subsequente, implantados em 2010, a escola recebeu mais 150 estudantes para os novos cursos que começam neste semestre: o Ensino Médio Integrado e o Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais. O Ensino Médio Integrado conta com 120 alunos distribuídos em quatro turmas dos cursos Técnico em Administração e Técnico em Informática, pela manhã e à tarde. O curso tem duração de quatro anos.

Outra novidade para este ano é o Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais. O Campus Osório ofereceu 30 vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Ministério da Educação, com base nos resultados do Enem 2010. Em seis semestres, o curso forma tecnólogos e terá aulas à noite.

SiSU – O SiSU é o sistema informatizado, gerenciado pelo MEC, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Enem. Em 2011, foram oferecidas, em todo o país, 83.125 vagas em 83 instituições, um aumento de 73,5% em relação à edição anterior, que teve 47.913 vagas.

O IFRS foi uma das oito instituições gaúchas a realizar a seleção pelo SiSU, ofertando 560 vagas para 16 cursos. Ao todo, no Rio Grande do Sul, os estudantes puderam se inscrever a 9.963 vagas. Em todo o país, os institutos federais abriram 16.879 vagas, das quais 893 no RS.

O SiSU recebeu mais de 2 milhões de inscritos, sendo 158.616 no Estado. O Campus Osório teve 348 inscritos para as 30 vagas.

Tecnologia – O Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais é o primeiro curso tecnológico do município de Osório. As matrículas em cursos superiores de tecnologia são as que mais crescem no país, segundo o Censo da Educação Superior 2009. O número de matriculas aumentou 26,1%, passando de 539 mil em 2008, para 680 mil em 2009. Foram ao todo 5,9 milhões de matrículas na educação superior brasileira. Desde 2001, o número de estudantes matriculados nesse nível de ensino saltou de 69 mil para os atuais 680 mil.

Os cursos tecnológicos vem conquistando espaço em um cenário até então dominado pelos bacharelados e licenciaturas, em função da demanda do mercado por um perfil mais técnico e tecnológico em seus profissionais. De acordo com o Ministério da Educação, assim como os egressos de cursos de bacharelado e licenciatura, os tecnólogos recebem diploma de graduação e têm o mesmo direito de fazer cursos de especialização, mestrado ou doutorado e de participar de concursos públicos. Os cursos são voltados para a formação especializada e para o mercado de trabalho.

Boas-vindas – Na segunda-feira, dia 28 de fevereiro, os alunos foram recebidos pelos professores e técnicos administrativos do Campus Osório para o início do ano letivo de 2011. A abertura das atividades contou com as boas-vindas do diretor geral, Roberto Saouaya, e da diretora de ensino, Tânia Aiub. Depois de cada professor do Campus se apresentar e desejar um bom início de ano a todos, os alunos foram conduzidos para as salas de aula. No dia 15 de março, o Campus Osório realizará uma reunião com os pais dos alunos do Ensino Médio Integrado.

O Campus Osório

Cursos: Ensino Médio Integrado (Técnico em Administração e Técnico em Informática), Técnico Subsquente (Administração, Informática para Internet e Guia de Turismo) e Curso Superior (Tecnologia em Processos Gerenciais)

Alunos: 250 (120 alunos do Ensino Médio Integrado, 30 do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais e 100 do Técnico Subsequente)

Turnos: manhã, tarde e noite

Servidores: 18 técnicos administrativos e 24 professores.

Comentários

Comentários