Inmet alerta: tempestades e ventos costeiros nas próximas horas no RS
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de condições climáticas severas para o Rio Grande do Sul entre esta quinta-feira (10) e sexta-feira (11).
As áreas afetadas incluem regiões costeiras e interioranas, com avisos de ventos costeiros e tempestades de diferentes graus de severidade.
Alerta de Ventos Costeiros
Com início à 01h10 desta quinta-feira e válido até as 18h00, o alerta de ventos costeiros tem grau de severidade de “Perigo Potencial”.
As regiões litorâneas do Sul Catarinense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense e Grande Florianópolis estão sob risco de ventos intensos, que podem deslocar dunas de areia sobre construções na orla.
As autoridades orientam que os moradores dessas áreas entrem em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 em caso de emergências.
Tempestade com Perigo Potencial
O segundo alerta, válido das 12h00 de quinta-feira até as 12h00 de sexta-feira, avisa sobre tempestades com grau de severidade “Perigo Potencial”.
A previsão é de chuva entre 20 e 50 mm, ventos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.
As áreas atingidas incluem o Sudoeste, Sudeste, Centro Ocidental e Noroeste do Rio Grande do Sul. Há um risco moderado de cortes de energia, quedas de galhos e alagamentos.
Tempestade com Perigo Alto
O terceiro e mais severo alerta é válido das 09h30 de quinta-feira até as 10h00 de sexta-feira.
Com grau de severidade “Perigo”, esse aviso alerta para tempestades intensas, com precipitação entre 30 e 100 mm, ventos que podem chegar a 100 km/h e risco elevado de queda de árvores, alagamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
As regiões mais afetadas são o Noroeste, Centro Ocidental e Sudeste do estado.
Instruções Gerais
Para todos os alertas, o Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem abrigar-se debaixo de árvores ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Aparelhos eletrônicos devem ser desconectados, e mais informações podem ser obtidas através da Defesa Civil (199) ou do Corpo de Bombeiros (193).
Receba as principais notícias no seu WhatsApp