Alerta de chuvas intensas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) coloca o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina em estado de atenção para as próximas horas.
Três avisos foram divulgados nesta segunda-feira (19), com diferentes níveis de severidade e abrangência, alertando para o risco de temporais, ventos fortes e alagamentos em diversas regiões do estado.
O primeiro aviso de chuvas intensas, classificado como de perigo potencial, entrou em vigor às 17h e segue até as 3h da madrugada de terça-feira (20).
Segundo o Inmet, são esperadas precipitações entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos que podem variar entre 40 e 60 km/h.
O alerta cobre as regiões Sudoeste Rio-grandense, Sudeste Rio-grandense e Centro Ocidental Rio-grandense.
Apesar da previsão indicar um baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, a orientação é de cautela.
O segundo aviso, também com grau de perigo potencial, começa às 21h desta segunda e termina ao meio-dia de terça-feira.
As condições climáticas previstas são semelhantes às do primeiro alerta, mas a área de abrangência é mais ampla, incluindo a Serrana, Noroeste Rio-grandense, Oeste Catarinense, Centro Ocidental Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense, Nordeste Rio-grandense, Sul Catarinense, Centro Oriental Rio-grandense e novamente a Sudoeste Rio-grandense.
Já o terceiro aviso meteorológico, com grau de severidade elevado — classificado como perigo, também começa às 21h de hoje e segue até as 12h de amanhã.
Este é o mais crítico entre os três, prevendo chuvas entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia e ventos entre 60 e 100 km/h, o que eleva significativamente os riscos.
As consequências possíveis incluem queda de árvores, interrupção no fornecimento de energia, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas.
As regiões afetadas por esse aviso são o Noroeste Rio-grandense, Sudoeste Rio-grandense, Centro Oriental Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense e Oeste Catarinense.
Inmet
O Inmet reforça as instruções para que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia sempre que possível.
Em caso de emergência, o cidadão deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
O volume de chuva previsto, somado à força dos ventos e à extensão geográfica dos alertas, indica um cenário de risco para boa parte do território gaúcho nas próximas horas.
A população deve acompanhar os novos boletins meteorológicos e seguir as orientações das autoridades locais.