Foto Arquivo: Chuva chegando em Osório. Foto: Rogério Reinheimer Bernardes/Litoralmania
Rio Grande do SulGeral

Inmet emite alertas para RS, SC e PR

Alertas de chuvas intensas e ventos fortes foram emitidos pelo Inmet para diversas regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou dois avisos nesta segunda-feira (20/01/2025), destacando graus de severidade entre “Perigo Potencial” e “Perigo”. As condições climáticas adversas incluem chuva volumosa, ventos intensos e riscos de alagamentos.

O primeiro alerta, válido entre 10h e 23h59 desta segunda-feira, prevê chuvas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos entre 40 e 60 km/h.

Apesar do menor grau de severidade, há possibilidade de quedas de galhos de árvores, descargas elétricas e interrupções pontuais no fornecimento de energia.

Já o segundo aviso, de maior severidade, abrange o período das 10h de hoje até as 10h de terça-feira (21/01/2025).

Este alerta prevê acumulados de chuva de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com ventos entre 60 e 100 km/h. Os riscos incluem alagamentos mais intensos, quedas de árvores e cortes de energia em maior escala.

Áreas Afetadas pelos Alertas do Inmet

Perigo Potencial: Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Metropolitana de Porto Alegre, Noroeste e Nordeste Rio-grandense, Norte e Sul Catarinense, Sudeste, Centro-Sul e Oeste Paranaense.

Perigo: Sudeste Rio-grandense.

Instruções Importantes para a População

Em caso de rajadas de vento, evite abrigar-se debaixo de árvores e estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.

Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível.

Para emergências, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

As autoridades reforçam a importância de seguir as orientações e monitorar atualizações sobre o clima. A atuação rápida pode minimizar danos e proteger vidas.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários