Inmet emite novo alerta o Sul do Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu nesta quarta-feira (02) um alerta de perigo devido à previsão de fortes tempestades em diversas regiões do Sul do Brasil.
O aviso, que está em vigor até as 22h, inclui a possibilidade de chuvas intensas entre 30 a 60 mm/h ou até 100 mm/dia, ventos com velocidade entre 60 e 100 km/h e queda de granizo.
Entre os principais riscos potenciais destacados pelo INMET estão a interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, quedas de árvores e alagamentos.
As áreas mais afetadas incluem a região Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, além de diversas partes do Paraná e Rio Grande do Sul, como a Grande Florianópolis e a Região Metropolitana de Porto Alegre.
O INMET orienta que, durante as rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas.
Também recomenda-se não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.
Para maior segurança, é aconselhável desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Áreas afetadas: regiões de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, abrangendo áreas como Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Noroeste e Nordeste Rio-grandense, além da Região Metropolitana de Curitiba.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp