Inmet emite novos alertas de tempestades no RS
Geral

Inmet emite novos alertas de tempestades no RS

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas laranja para o risco de tempestade em várias regiões do Rio Grande do Sul, começando ao meio-dia deste domingo (23).

Frigorifico Borrussia

Esses avisos abrangem principalmente municípios na metade Norte do estado e um deles permanece válido até a manhã de segunda-feira (24).

A Defesa Civil de Porto Alegre também publicou um alerta específico sobre a chuva intensa para o mesmo período.

Conforme os avisos do Inmet, é possível que a chuva varie entre 50 e 100 milímetros por dia, com rajadas de vento que podem alcançar até 100 km/h e queda de granizo.

Feira dos Retalhos

As cidades incluídas nos alertas são Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Borja, Ijuí, Erechim e Passo Fundo, entre outras na Região Metropolitana, Serra, Nordeste, Noroeste e Centro do estado.

Os dois avisos indicam perigo de tempestade, sendo que um deles é válido até as 23h59 deste domingo e o outro até as 10h de segunda-feira.

A Defesa Civil de Porto Alegre também emitiu um alerta preventivo de tempestade para a capital.

Massagem
Livros Cristãos

De acordo com o aviso meteorológico, o evento que começou na madrugada deste domingo pode se estender até o final da manhã de segunda-feira.

A previsão inclui a possibilidade de até 55 milímetros de chuva por dia, rajadas de vento intensas (entre 40 km/h e 70 km/h), descargas elétricas e queda de granizo.

Este alerta também destaca que há condições favoráveis para corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos.

Segundo o Inmet, a instabilidade deste domingo é causada pela passagem de perturbações atmosféricas, juntamente com a organização e deslocamento de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul.

Xis do Jô

Isso deve aumentar a quantidade de chuva e provocar uma queda acentuada na temperatura entre o final do dia e a segunda-feira.

O Inmet prevê que os acumulados mais expressivos, acima dos 50 milímetros, devem atingir a divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina a partir do fim do domingo, possivelmente causando transtornos.

A Defesa Civil orienta a população a evitar enfrentar o mau tempo, buscando abrigo em locais seguros.

É recomendado manter-se afastado de postes, árvores e placas de sinalização, além de evitar entrar em áreas alagadas e observar alterações nas encostas.

Em caso de emergências, as pessoas devem ligar para a Defesa Civil pelo número 199 ou para o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Litoralmania -Sistemas

Comentários

Comentários