Inmet indica que 189 municípios do RS estão sob alerta de chuvas e tempestades
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou cinco avisos de chuvas intensas e tempestades na Região Sul para esta segunda-feira (17).
Entre os alertas, dois são amarelos, indicando perigo potencial com precipitações de até 30 milímetros por hora (mm/h) e ventos de até 60 quilômetros por hora (km/h).
Avisos Amarelos
O Inmet apontou que 189 municípios gaúchos estão sob baixo risco de corte de energia, descargas elétricas, queda de galhos de árvores e alagamentos.
As áreas afetadas incluem a região central, noroeste, nordeste do Rio Grande do Sul, Litoral e a região metropolitana de Porto Alegre.
Recomendações
A população deve evitar se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada.
Avisos Laranjas
Os outros três alertas emitidos são do nível laranja, indicando perigo por tempestades com chuvas de até 60 mm/h, queda de granizo e ventos que podem chegar a 100 km/h.
As regiões em risco abrangem a área metropolitana de Porto Alegre, Serra Gaúcha e Vale do Itajaí, além do noroeste, nordeste, sudoeste e centro do estado.
Outras Áreas Afetadas
Em Santa Catarina, as áreas do norte, oeste, sul e grande Florianópolis devem se preparar para os temporais.
No Paraná, as regiões centro-sul, oeste, sudeste e sudoeste também estão sob alerta.
Ao todo, 488 municípios dos três estados estão incluídos nos avisos laranja, com riscos potenciais de corte de energia, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Ações Emergenciais
Em casos de emergência, os cidadãos devem contatar a Defesa Civil pelo telefone 199, o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193 ou a Polícia Militar pelo 190.
Nível dos Rios
Neste domingo (16), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta de 24 horas para inundação no rio dos Sinos, que está em elevação a partir de Taquara.
A orientação é para que a população busque locais seguros e saia antecipadamente de áreas de risco.
Histórico de Desastres
As chuvas desta semana reacendem a preocupação no Rio Grande do Sul, que recentemente enfrentou o maior desastre ambiental de sua história, entre o final de abril e maio.
O evento resultou em 176 mortes, 806 feridos, milhares de desabrigados e desalojados, e afetou mais de 2,38 milhões de pessoas.
Houve destruição de residências e comércios, queda de pontes e bloqueios de estradas, entre outros danos.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp