Instabilidade meteorológica segue no Rio Grande do Sul trazendo temporais
Nesta terça-feira, áreas de instabilidade se formaram na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, expandindo-se para o Noroeste gaúcho. Essas instabilidades trouxeram nuvens carregadas e em algumas cidades foram relatadas a presença de nuvens do tipo arco e prateleiras.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″]
As imagens de satélite entre 8h e 11h mostraram a rápida formação e intensificação dessas áreas de instabilidade no Oeste, avançando para o Noroeste do estado. A instabilidade permanece mais forte no Oeste, com o registro de muitos raios em algumas localidades.
De acordo com dados do sensor GLM do satélite GOES-16, os municípios de Itacurubi, São Borja, Bossoroca, Uruguaiana, Alegrete, Garruchos, São Miguel das Missões, Santa Rosa e Barra do Quaraí registraram a maior quantidade de raios entre 8h e 11h, com destaque para Itacurubi, que teve mais de mil raios em apenas três horas.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″]
A presença de uma massa de ar quente e úmido de origem tropical sobre o estado favorece a formação de nuvens de maior desenvolvimento vertical, capazes de produzir chuvas fortes a intensas e ventos localizados.
Nas próximas horas, a maioria das regiões do estado, com exceção da área mais ao Sul, tem possibilidade de chuvas localizadas e temporais isolados, podendo ser acompanhados de chuva intensa, ventos e raios.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-4″ numbers=”2″]
O risco é mais elevado no Oeste, no Centro e na Metade Norte gaúcha.
A MetSul Meteorologia destaca que essas ocorrências são pontuais e localizadas, ou seja, não atingem todas as áreas de forma generalizada.
Algumas cidades podem não registrar chuvas significativas, enquanto outras podem ter chuvas moderadas sem ocorrências de tempestades.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-2″ numbers=”1″]
Esse padrão de instabilidade se mantém amanhã e na quinta-feira, dias que apresentam alto risco de chuvas intensas e temporais isolados.
Na quinta-feira, a chegada de uma frente fria pode intensificar a instabilidade, aumentando o risco de chuvas fortes ou tempestades em Porto Alegre e diversas outras cidades gaúchas.
Alerta-se para a possibilidade de chuvas volumosas, especialmente entre o Centro e o Oeste do estado. Modelos meteorológicos indicam acumulados significativos, entre 100 mm e 300 mm em algumas regiões, o que pode resultar em alagamentos, inundações e elevação de rios e córregos.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”plano-especial-2″ numbers=”1″]
Localidades do Oeste e do Centro do estado, em particular, apresentam alto risco de chuvas com volumes muito altos até quinta-feira.
Pontos isolados de outras regiões do estado também podem registrar volumes elevados de chuva, especialmente na passagem da frente fria na quinta-feira, porém, de forma mais localizada e temporária.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp