Instituto Rio Grandense do Arroz promove evento em Capivari do sul
Os bons resultados de produtividade nas últimas três safras de arroz, com a adoção do Projeto 10 e tecnologias modernas de manejo, fizeram o Litoral Norte se destacar no cenário orizícola estadual. Um exemplo disso é Capivari do Sul, que será sede, na próxima terça-feira (30), de um Dia de Campo. No município, os rendimentos da lavoura aumentaram em 1.500 kg/ha em apenas três anos. O evento é organizado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), via técnicos da Regional da Planície Costeira Externa e da Estação Experimental do Arroz (EEA-Irga), e inicia às 7h30min na Parceria Agrícola Flavio Antônio Dutra e outros.
O objetivo é mostrar ao produtor a validação tecnológica para lavouras de alta produtividade, por meio do Projeto 10, integrante do Programa Arroz RS. No roteiro do Dia de Campo serão apresentadas estações com Desenvolvimento de Cultivares Híbridos, Estratégias de Manejo – Sistema Clearfield; Densidade de Semeadura, Nova proposta do Irga de Adubação para Alta Produtividade, Sistema Clearfield e Manejo de Plantas Daninhas e de Doenças. Também haverá exposição de máquinas agrícolas e produtos e o supercarreteiro no almoço.
Capivari do Sul plantou aproximadamente 12.300 hectares nesta safra. A previsão de produtividade para este ano é entre 15% e 20% superior que os 6.312 kg/ha do ano passado. Segundo a organização, devem comparecer ao evento em torno de 500 pessoas.