Vida & Saúde

Intensificado combate à Dengue em Osório

Mosquito-da-dengueA equipe municipal de Vigilância Ambiental – combate à Dengue, iniciou na segunda-feira, cinco de janeiro o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).

Esta metodologia, que será realizada três vezes ao ano, tem por objetivo pesquisar durante cinco dias, todos os bairros da cidade, incluindo Atlântida Sul e Mariápolis. Caso seja encontrado o Aedes aegypti, poderão ser identificados os recipientes de maior concentração de focos e o percentual de imóveis com focos.

Lembramos que em 2014 foram encontrados 14 focos de Aedes aegypti, sendo o último no mês de julho. No LIRAa realizado em novembro, não foram achadas larvas de Aedes aegypti.

Conforme a responsável pela Vigilância, Anne Marth, é bom reforçar os cuidados, pois mesmo com a divulgação por carta aberta à população, os agentes tem encontrado muitos focos de mosquito do gênero Culex. Apesar das residências e comércios apresentarem menos depósitos, ainda há descuidos.

São enviadas ao laboratório da 18ªCRS, cerca de 20 amostras por semana. Os moradores devem evitar o acúmulo de água das chuvas, limpar as calhas, tampar as caixas de água, movimentar a água das piscinas e cuidar das bromélias. Ainda devem eliminar objetos inservíveis, que possam acumular água, através da coleta seletiva, disponível em todos os bairros.

Os pneus devem ser descartados na usina de reciclagem, no local autorizado pela Secretaria de Meio Ambiente.

Comentários

Comentários