Internautas participaram de reunião na Prefeitura de Imbé
ImbéUma reunião histórica. Assim definiu o prefeito Pierre Emerim, em referência ao encontro com cerca de 40 internautas participantes de grupos da rede social Facebook na tarde da quarta-feira (29), no Gabinete. O objetivo foi debater problemas da cidade, bem como encaminhar soluções e esclarecer dúvidas destes internautas. Participaram o vice-prefeito Ique Vedovato, o secretário de Obras e Viação, Oldair Arceno, a secretária de Saúde, Magda Dörr, o secretário Limpeza Urbana, Manoel Gonçalves Duarte, o Nezinho, o secrerário de Segurança Pública e Trânsito, Marco Antonio Silva, o secretário da Fazenda, Marivaldo Cascaes, chefe de Gabinete da Zona Norte, Clairton Alves, e o ouvidor Elton Kieser.
Depois de uma conversa conjunta, onde o prefeito discorreu sobre a situação financeira da cidade e das principais ações dos seus dois anos e meio de mandato, Pierre destacou que o retorno do recebimento dos recursos dos royalties do petróleo em sua totalidade serão essenciais para que mais investimentos e melhorias possam ocorrer no Município. “Somos o único governo que não recebeu esta fatia ‘gorda’ dos royalties. Estamos batalhando para que Imbé volte a receber estes recursos, o que não ocorre desde 2011”, destacou o prefeito. Ele lembrou que, ao assumir o governo, a cidade estava inscrita no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), que é o “SPC das Prfeituras”. Com o parcelamento das dívidas herdadas foi possível realizar convênios com os governos Federal e do Estado e, com isso, trazer obras, como a construção das escolas que estão em andamento, e maquinário, por exemplo.
Uma das principais reclamações da comunidade é em relação às obras do esgoto cloacal. A empresa contratada pela Corsan, a Cisal, está abrindo as ruas para instalação dos ramais coletores mas não conclui o serviço com a qualidade, o que está gerando um descontentamento geral. “Amanhã (nesta quinta-feira, 30) teremos uma reunião com a Corsan e a empresa para tratarmos destes problemas e vamos definir todas as questões que estão deixando vocês (internautas) e a gente (governo) descontentes”, disse.
Outro ponto levantado foi a pavimentação de algumas ruas e avenidas. O prefeito salientou que a responsabilidade das vias na região das avenidas Viamão e Não Me Toque são de responsabilidade da loteadora, que possui um cronograma da execução desta pavimentação. Ique Vedovato lembrou que além da pavimentação também é de responsabilidade das loteadoras a colocação de redes de água, energia elétrica e canalização pluvial. “As loteadoras recebem incentivo fiscal para que utilizem os recursos nestas ações”, complementou.
Após a fala conjunta, onde algumas perguntas foram respondidas, o prefeito e secretários atenderam os internautas individualmente. Os trabalhos foram concluídos à noite. “Foi muito positivo este encontro, pois foi possível esclarecer muitas dúvidas que muitas vezes, devido a correria do dia a dia não é possível dar o retorno através das redes sociais”, disse Pierre.