Variedades

Internet passa TV na preferência nacional

A internet passou a TV aberta pelo segundo ano consecutivo na preferência do brasileiro. Segundo pesquisa realizada pela Deloitte, o internauta brasileiro gasta 17 horas em média, por semana, assistindo TV, e aproximadamente 30 horas no mesmo período na web.

No intervalo de tempo entre 2000 e 2009, a média das TVs ligadas no horário nobre, das 18h à meia-noite, caiu de 66% para 59%. Juntas, as cinco maiores emissoras de TV do país perderam 4,3 pontos de audiência. No mesmo período, outros aparelhos utilizados para demais funções – TV a cabo, games, computadores – cresceu 91%, indo de 3,5 para 6,7 pontos.

Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o total de usuários de TV por assinatura partiu de 3,4 milhões, em 2000, para 8,6 milhões em julho de 2010, aumento de 152%.

O aumento, no entanto, é exponencial quando se olha para a internet de alta velocidade: de 100 mil pontos fixos no início da década para 12,2 milhões em 2010, de acordo com a Associação Brasileira de Telecomunicações.

Só no primeiro semestre deste ano, a banda larga móvel, o famoso 3G, teve crescimento de 141%, passando de 4,3 milhões de conexões para 10,4 milhões.

Comentários

Comentários