Inundações já bloqueiam ruas no Litoral Sul do RS - Litoralmania ®
Foto arquivo em 2023: Cheias do Guaíba e da Lagoa dos Patos tiram famílias de suas casas
Geral

Inundações já bloqueiam ruas no Litoral Sul do RS

As águas da Lagoa dos Patos começaram a interromper ruas na manhã de domingo em São Lourenço do Sul, no Litoral Sul.

Hoffmeister Assistência Funeral

De acordo com a Prefeitura, a alameda Mano Serpa e a Rua Getúlio Vargas na praia das Nereidas estão totalmente bloqueadas, enquanto as avenidas São Lourenço com Max Stenzel e com Santa Cruz têm bloqueios parciais.

Às 9h, a régua instalada na Praia das Nereidas indicou que a Lagoa dos Patos estava 1,86 metros acima do nível, 20 centímetros a mais que no sábado.

Dr. Bruno Loranos Germani

O Centro de Convivência do Idoso está preparado para receber possíveis desabrigados na cidade, com idosos sendo removidos ainda neste domingo para a casa de familiares.

Em Rio Grande, a situação também é preocupante, com a Lagoa (CCMar) 1,10cm acima do nível normal.

Bairros como Ilha dos Marinheiros, Ilha do Leonídeo, Ilha da Torotama, Lagoa, Saco da Mangueira, Barra e outras áreas ribeirinhas correm risco.

Livros Cristãos
Inundações já bloqueiam ruas no Litoral Sul do RS

Algumas ruas foram bloqueadas para evitar deslocamento de água para dentro das residências, e abrigos foram montados e estão em preparo para receber desabrigados.

A Universidade Federal do Rio Grande (Furg) emitiu um alerta projetando possíveis impactos de inundações no litoral sul do Estado quando a vazão de água do Guaíba chegar à região.

Disco Mania

O documento classifica o evento como “de complexa análise”, devido ao ineditismo do fenômeno, já que não há parâmetros ambientais conhecidos para serem utilizados como referência.

A preocupação dos especialistas é o volume de água que pode entrar na região, vindo de toda a bacia do sistema de lagoas Patos-Mirim.

Hoffmeister Assistência Funeral

O nível da água na orla das cidades de Rio Grande e São José do Norte pode atingir os limites de setembro de 2023.

Um projeto conjunto entre a Furg e a prefeitura de Rio Grande resultou na construção de um modelo de terreno de alta precisão, permitindo prever as áreas que serão inundadas de acordo com o nível atual da água no estuário.

O nível de referência para esse modelo está materializado num instrumento instalado no Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMAR).

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Registre sua marca

Comentários

Comentários