Inverno no RS: veja como será a nova estação
A partir das 17h51 desta quinta-feira (20/6), o inverno de 2024 iniciará no Rio Grande do Sul, trazendo temperaturas e precipitações abaixo da média esperada.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-1″ numbers=”1″]
Flávio Varone, meteorologista da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), esclareceu que a nova estação será caracterizada por dias mais frios e menos chuvas.
Durante os meses de julho, agosto e setembro, o fenômeno El Niño chegará ao fim, resultando em um breve período de neutralidade no início da estação.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-3″ numbers=”1″]
Isso será crucial para a ocorrência de chuvas regulares e próximas da normalidade no mês de julho.
“Os modelos climáticos preveem o retorno do fenômeno La Niña entre agosto e setembro, o que contribuirá para a redução das precipitações na parte final do inverno, com volumes de chuva abaixo da média em quase todo o Estado”, explicou Varone.
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”wp-bannerize-plano-4″ numbers=”2″]
Em relação às temperaturas, o prognóstico indica que o trimestre de inverno apresentará valores médios inferiores à média histórica.
Essa condição proporcionará ondas de frio mais intensas e aumentará a frequência de eventos de geada em todo o Rio Grande do Sul.
Portanto, os gaúchos devem se preparar para um inverno rigoroso, com frio intenso e menor quantidade de chuva, especialmente nos meses de agosto e setembro, quando o La Niña estará em atuação.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp
[wp_bannerize_pro orderby=”random” categories=”plano-especial-2″ numbers=”1″]