Inverno tira férias e RS terá vários dias de calorão
O inverno vai tirar férias e o calorão estará presente no Rio Grande do Sul nos próximos dias. É o que diz a MetSul.
Nenhum modelo numérico indica incursão de ar frio de maior intensidade até o fim do mês e, ao contrário, aponta o predomínio de ar mais quente no Centro-Oeste, no Sudeste e no Sul do Brasil.
Nos próximos dez dias, inclusive, a temperatura deve ficar muitíssimo acima da média histórica de julho em muitos locais do Centro-Sul do país, particularmente na Região Sul.
Isso não vai apenar trazer temperaturas altas e até muito elevadas para esta época do ano como vai fazer com que o tempo permaneça predominantemente seco e com chuva escassa em muitas áreas.
Porto Alegre e Litoral, por exemplo, terão vários dias com máximas de 26ºC a 28ºC nesta segunda metade da semana e na semana que vem.
No Noroeste gaúcho, as máximas em diversos dias vão novamente ficar perto de 30ºC, sendo que em um ou outro a marca dos 30ºC tende a ser rompida.
O fato de julho estar sendo de frio escasso e temperatura muito acima da média não significa que o inverno terminou.
Haverá ainda dias frios e alguns gelados com possíveis ondas de frio no restante da estação.
Agosto, por exemplo, não vai repetir o padrão predominantemente quente do mês de julho e a tendência é de incursões mais frequentes de ar frio, ainda de acordo com a MetSul.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp