Frio
Geral

Inverno vai dar as caras com frio rigoroso e geadas no RS

Nesta semana, duas massas de ar frio estão previstas para atingir o Sul do Brasil, trazendo finalmente o frio rigoroso característico do inverno.

Viu Internet

A segunda massa de ar frio, mais intensa, deverá causar as temperaturas mais baixas registradas em 2024 até agora.

Apesar de junho ser um dos meses mais frios do ano, as temperaturas no Centro-Sul do Brasil têm estado muito acima da média histórica.

Porto Alegre, por exemplo, registrou ontem uma máxima de 30,4ºC, a quarta vez neste mês em que a temperatura na capital gaúcha atingiu ou superou 30ºC. No dia 14, a máxima chegou a 32,4ºC, a mais alta já registrada em junho desde 1910.

Psicólogo Regis Soster

Enquanto isso, as tardes têm sido excepcionalmente quentes no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Em Cuiabá, todos os primeiros 22 dias de junho tiveram máximas acima de 35ºC, bem acima da média histórica de 31,8ºC para o mês.

Na Argentina, o cenário foi de extremos opostos, com o Centro e o Norte do país registrando recordes de altas temperaturas, enquanto o Sul enfrentava frio intenso.

Esse bloqueio atmosférico potente impediu a incursão de ar frio típico da estação em grande parte do Brasil, resultando em temperaturas anormalmente altas para junho.

Massagem
Inverno vai dar as caras com frio rigoroso e geadas no RS

Porém, esse cenário está prestes a mudar, especialmente no Rio Grande do Sul, com a previsão de duas massas de ar frio esta semana.

A primeira massa de ar frio começará a afetar o Sul do Rio Grande do Sul neste domingo, intensificando-se na segunda-feira com ventos do Sul e temperaturas significativamente mais baixas.

Os efeitos serão mais sentidos na fronteira com o Uruguai, na Campanha e no Sul gaúcho, onde o frio será mais pronunciado na terça-feira.

Disco Mania

Embora a Metade Norte do Rio Grande do Sul também enfrente temperaturas mais baixas, as mínimas não serão tão extremas quanto no Sul do estado.

As madrugadas de terça e quarta-feira terão as menores temperaturas, mas sem frio muito intenso.

As condições serão propícias à formação de geada na Serra do Sudeste, Campanha e fronteira com o Uruguai na primeira metade da semana, com temperaturas entre 1ºC e 3ºC, especialmente na madrugada de terça-feira.

A segunda metade da semana verá a volta da chuva ao Rio Grande do Sul, com um centro de baixa pressão trazendo precipitações e trovoadas na quarta-feira.

Este centro de baixa pressão se converterá em um ciclone no oceano, impulsionando ar mais frio e seco para o Oeste e o Sul do estado na madrugada de quinta-feira.

Litoralmania -Sistemas

Na sexta-feira, uma segunda massa de ar frio de origem polar avançará da Argentina e do Uruguai para o Sul do Brasil, acompanhada por uma frente fria que trará chuva na sexta em várias regiões gaúchas, especialmente na Metade Norte.

Este ar gelado cobrirá o estado no próximo fim de semana, afetando outras áreas do Centro-Sul do Brasil.

As temperaturas cairão drasticamente no próximo fim de semana, especialmente no Rio Grande do Sul e em partes de Santa Catarina, com as menores mínimas do ano até agora.

As madrugadas de domingo (30) e segunda-feira (1º/7) poderão registrar geadas em muitos municípios, cobrindo paisagens de gelo nas primeiras horas do dia, segundo a MetSul.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários