GeralLitoral

Investidores apostam R$ 2,6 bi em energia renovável no Litoral Sul

A EnergyPro está de volta ao Rio Grande do Sul com um investimento ambicioso de R$ 2,6 bilhões para um complexo de geração de energia renovável em Rio Grande, no Litoral Sul.

O projeto envolve energia eólica e biomassa de casca de arroz, contando com investidores europeus e data centers de grupos norte-americanos, cujos nomes ainda não foram divulgados.

A CEO da empresa, Shelka Marques, revelou que 70% do investimento já está garantido, destacando que a empresa deixou o estado em 2019 devido a dificuldades no escoamento de energia e licenciamento ambiental.

Agora, com novas linhas de transmissão e avanços nas liberações ambientais, a empresa vê um cenário mais favorável para a retomada.

O projeto foi adquirido em 2014, então chamado de Quinta Energia, e agora retorna como Complexo Gerador Eólico Ventos do Rio Grande.

A EnergyPro já iniciou o processo de licenciamento prévio junto à Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) e atualizou a documentação na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O empreendimento prevê a instalação de 40 aerogeradores Gold Wind, totalizando 248 MW de energia eólica, além de 200 MW de energia térmica de biomassa. As obras devem começar em julho de 2026, com operação comercial prevista para maio de 2028.

Com sede em Pernambuco e Ceará, a EnergyPro já investe na medição de ventos e em estudos ambientais para novos projetos de geração limpa no Brasil.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários