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Investidores russos planejam linha de trem ligando o Litoral Norte do RS ao Paraná

O projeto para a construção e exploração de uma linha ferroviária de 1.549 quilômetros, ligando Arroio do Sal, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, a Terra Roxa, no oeste do Paraná, voltou a tramitar na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

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A proposta, originalmente apresentada pela empresa Doha Investimentos e Participações, de Porto Alegre, em agosto do ano passado, havia sido temporariamente suspensa.

A suspensão do processo ocorreu devido à necessidade de reavaliação dos impactos das mudanças recentes na legislação.

No entanto, em julho deste ano, a ANTT decidiu retomar a análise do projeto e notificou a empresa para que fornecesse informações complementares.

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No momento, a Agência aguarda o envio dessas documentações para dar continuidade ao processo de autorização.

Caso o projeto seja aprovado, a linha de trem entre Arroio do Sal e Terra Roxa será administrada pela Doha Investimentos por um período de 99 anos.

A empresa, que afirma contar com investidores russos em seu quadro, também está envolvida em outra iniciativa na região: o licenciamento para a construção de um porto no município de Arroio do Sal, no Litoral Norte gaúcho, desde outubro de 2020.

De acordo com informações obtidas por fontes do setor, há quem acredite que a Doha Investimentos tenha interesse apenas em demarcar o traçado da ferrovia, visando negociações futuras, mas sem a intenção real de dar andamento ao cronograma proposto.

Essa especulação, entretanto, não foi confirmada oficialmente pela empresa.

Enquanto isso, a construção de um novo porto no Rio Grande do Sul já está em andamento, com a empresa DTA Engenharia à frente do projeto.

Na semana passada, foi assinado um contrato com o governo federal, que concedeu à DTA o direito de implantar o empreendimento, após a conclusão do processo de autorização junto aos órgãos competentes.

RS sem trem

Paralelamente, a malha ferroviária do Rio Grande do Sul enfrenta graves dificuldades devido aos danos causados por enchentes recentes.

Dos 1.700 quilômetros de trilhos existentes no estado, cerca de 800 quilômetros necessitarão de intervenções, e o processo de recuperação poderá levar anos.

As estimativas indicam que os investimentos para a reparação da malha ferroviária superem R$ 3 bilhões.

Com a recuperação da malha ferroviária em ritmo lento, o estado ainda enfrenta grandes desafios logísticos e de transporte ferroviário, enquanto novos projetos, como a linha de trem entre Arroio do Sal e Terra Roxa, aguardam o avanço das negociações.

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