Esportes

Japonês Voador ministra curso de motocross e volta às pistas em Torres

O multi-campeão de motocross Eduardo Saçaki, também conhecido como Japonês Voador, estará em Torres na semana que vem para ministrar um curso de motociclismo e para competir, voltando às pistas depois do grave acidente que sofreu em 2005, em Carlos Barbosa (RS), durante um treino, ficando dez dias em coma. Na quinta e sexta-feira (dias 15 e 16 de janeiro), Saçaki estará dando o curso de MX e no domingo (18/1) promete estar na pista de motocross de Torres participando da primeira etapa da Copa Verão Sobre Rodas de MX 2009. O início da prova é às 13h, no Parque do Balonismo.

O piloto começou a competir em 1983 e em 1984 conquistou seu primeiro título, o Campeonato Paranaense, depois seguiram muitos. O apelido Japonês voador surgiu durante uma etapa do Campeonato Paulista de Motocross, em 1986. A moto de Saçaki chocou-se com outra no ar, deu um giro de 360º e aterrissou em pé, permitindo que o piloto continuasse a corrida. No lugar mais alto do pódio Eduardo ouviu, pela primeira vez, alguém chamá-lo de Japonês Voador. E o apelido pegou.

A Copa Verão de Motocross acontece há três anos no Litoral Norte e reúne os melhores pilotos do Sul do Brasil em uma pré-temporada. A organização é da JB Competições e Zanella Eventos, com patrocínio da SobreRodas e apoio da Prefeitura de Torres. O evento conta com a supervisão da Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM). A disputa terá cinco etapas, sendo a primeira em Torres e seguindo em Osório (25/1), Caraá (1/2), Arroio do Sal (8/2) e encerrando em Imbé (15/2).

Curso de Motocross

No curso de MX, Saçaki ensinará todas as suas técnicas e repassará a experiência adquirida nas pistas em vários anos. Além da parte teórica o curso também tem parte mecânica e prática. Segundo o diretor de Motocross da Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM), Paulo Della Flora, o “Jabuti”, esta será uma grande oportunidade para os pilotos do RS aprimorarem sua pilotagem.

“O Eduardo já tem uma grande história com o RS e eu particularmente estou muito contente em trazê-lo para o estado, ainda acho que teremos o Japonês Voador por um bom tempo aqui no estado, pois ele adora vir aqui e já vi que temos muito para aprender com ele”, comentou Jabuti. Os pilotos que tiverem interesse em participar do curso de Torres devem realizar contato através do diretor de MX “Jabuti”, pelo telefone (55) 9933-7836.

Torres tem pista de MotoCross

Amantes do motocross não precisam sair de Torres para praticar a modalidade. O município conta com uma pista para quem gosta de praticar o esporte. Ela tem um quilometro de extensão e está localizada no Parque Odilo Webber Rodrigues (Parque do Balonismo), no bairro Igra Sul. O local é aberto ao público durante o ano inteiro, porém o movimento é mais intenso no período de veraneio.

A pista foi criada há cerca de oito anos e ampliada há três. Os obstáculos são: quatro mesas, dois pulos secos, uma sessão de quatro costelas, além de curvas.

Trata-se de uma pista técnica e de baixa velocidade, pois não possui retas longas. A sua disposição permite ampla visão dos treinos e campeonatos para os espectadores. A manutenção é realizada regularmente pela Secretaria Municipal de Obras e Trânsito.

Comentários

Comentários