João Luis Bacana foi eleito o vereador mais votado de SAP pela segunda eleição consecutiva
Bacana deve a expressiva votação deste ano ao trabalho desempenhado no Legislativo, com apresentação de projetos que se tornaram Lei, dedicação e posicionamento de acordo com o que entendia ser o melhor para a comunidade. Segundo ele, mesmo sendo partidário do atual prefeito Daiçon Maciel da Silva, sempre atuou de acordo com a sua ideologia, dando o aval a projetos que acreditava positivos para população e contra quando não correspondiam à vontade popular.
O fato de estar do outro lado, entre os partidos de oposição ao futuro prefeito Paulo Bier, não deve mudar a conduta adotada por Bacana nos últimos quatro anos, de aprovar os projetos do Executivo quando atenderem as reivindicações da população e de se posicionar contra, caso entenda prejudicial. Ele também afirmou que cobrará as promessas feitas por Paulo Bier e seu vice Branquinho, exercendo a sua função de legislador e fiscalizador dos patrulhenses.
Entre as metas para o seu segundo mandato, João Luis Moreira da Silva aponta a melhoria da área da saúde como sendo prioridade, por reconhecer que sem este item uma pessoa não chega a lugar algum, seguido pela educação, agricultura e recuperação de Ruas da Cidade e Estradas do interior.
O vereador que conquistou a admiração dos patrulhenses aproveitou para agradecer os 1.390 votos de confiança, que o levaram a reeleição. “Não tenho palavras para descrever o carinho e a recepção de todos que me receberam em suas casas. Mesmo não votando em mim, tenho certeza que muitos torceram pela minha vitória. Quero afirmar que não vou decepcioná-los, vou ser o mesmo Bacana do povo, que trabalha pelo povo, vereador os quatro anos, trabalhando todos os dias, sem olhar sigla partidária”, afirmou deixando a disposição aos patrulhenses o seu gabinete.
Atual presidente da Câmara de Vereadores, Bacana se recorda da primeira vez em que colocou seu nome para aprovação popular ainda filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), em 2004, recebendo 435 votos. Em 2008, já no PMDB, além de vereador mais jovem, João Luis se consagrou nas urnas como o mais votado do Partido e de Santo Antônio da Patrulha.
Natural do quinto Distrito, mais especificamente da localidade de Bom Retiro (no pé do Cantagalo), Bacana teve uma infância e adolescência humilde. Com muito sacrifício cursou até a 4ª série do ensino fundamental na Escola Felisberto Luis de Oliveira, em Monjolo, caminhando cinco quilômetros diariamente até a escola. Com a necessidade de ajudar os pais na lida rural, o atual presidente da Câmara precisou interromper os estudos, que foram retomados mais tarde quando conseguiu um emprego na sorveteria Eisberg, na sede.
Nesta época João Luis vinha de bicicleta da localidade de Monjolo, onde reside há mais de 16 anos, para a jornada de trabalho, conseguindo conciliar o supletivo do Ensino Fundamental na Escola Padre Réus e, posteriormente o Ensino Médio na Escola Gregória de Mendonça, quando já disponibilizava de uma moto. Foram tempos difíceis, mas nem por isso afastaram Bacana do seu objetivo de concluir os estudos. “Depois do trabalho eu frequentava as aulas à noite, retornava para o Monjolo. Tenho muito orgulho da minha trajetória de vida e das Escolas e professores que me oportunizaram o acesso a educação e muitos amigos”, disse.