Josias Pedrinha arrebenta e garante o título do AST de Surf Amador em Torres
“Não tenho muita experiência, mas a confiança me ajudou muito. Acredito que agora meu surf vai começar a aparecer ainda mais, pois estou muito feliz e sei que posso render mais. Agora vamos para a próxima competição e começar a programação para uma série de viagens importantes para aprimorar meu surf. Só tenho que agradecer, principalmente a Pro Side, Netuno, Natural Fit, Odonto Caspary e Naturalize, por acreditarem em mim. Também preciso lembrar da minha namorada, Marilia, e meu sogro Mauro, e minha sogra Louize, que tem apostado tudo em mim. E meu chefe de equipe, o Vano, tem feito a diferençar também”, comentou o campeão, Josias Pedrinha.
O evento, que foi válido pelo circuito Estadual, teve a presença de alguns dos principais surfistas amadores do sul do Brasil, em busca dos 1.000 pontos para o ranking do certame, além de uma grande premiação com pranchas e muitos kits. Ao todo, 105 atletas duelaram para ver quem seria o melhor, divididos em 11 categorias.
Após um sábado de ondas pequenas, mas com boa formação, o domingo foi marcado por ondas maiores, mantendo a formação. Embora o vento tenha diminuído sua intensidade, o grau de dificuldade não diminuiu, garantindo o alto nível técnico da competição.
Josias Pedrinha venceu a categoria Open com 14,25 pontos. Ipojucã Chaves conseguiu 12,50 pontos, enquanto Robson Pinheiro ficou com 10,00 pontos e Mauricio Lopes com 8,15. Pedrinha também conseguiu a melhor onda da competição (8,25), além do maior somatório (14,25) na 6ª onda da bateria final da Open.
O grande vencedor da categoria Surdos foi Kevin Nascimento, que somou 14,00 pontos em suas duas melhores ondas, seguido por Willian Fontes (10,25), Rodrigo Campos (5,30), Ramarone Vieira (5,25) e Ronan Magnus (2,75).
Entre os atletas da Sênior o melhor foi Cristiano Cardoso (10,60), seguido por Mauricio Lopes (9,65), Luciano Fornari (8,90) e Marcel de Rose (6,25).
O melhor Iniciante foi Tayron da Silva com 12,85 pontos em suas duas melhores ondas. O segundo colocado foi Lucas Machado (9,15), o terceiro foi Carlos Henrique (8,25), e o quarto foi Carlos Santos Júnior (4,90).
Ipojucã Chaves não deu chance para o azar, e a exemplo da etapa anterior, garantiu o primeiro lugar na categoria Longboard com 11,25 pontos. Jairo Lumertz ocupou a segunda colocação com 9,35, seguido por Leandro Elias, o Bananinha (8,00) e Márcio Midon (5,85).
Outro que não dormiu no ponto foi Alan Marcos, que venceu mais uma vez a categoria Júnior com 14 pontos. Carlos Reynaud foi o segundo colocado com 9,50, enquanto Gabriel Henrique ficou em terceiro com 9,40 pontos, e Willian Xavier foi o quarto colocado com 6,40.
Entre os Máster o melhor foi Roni Ronaldo com 10,85 pontos. O segundo colocado foi Leandro Elias com 10,25, seguido por Carlos Santos (8,25) e Márcio Midon (7,50).
Alan Marcos mais uma vez comemorou um primeiro lugar ao somar 9,25 pontos na categoria Mirim, seguido por Pedro Macedo (8,00), Carlos Reynaud (7,00) e Kevin Nunes (6,10).
Marcelo Shaolin foi o melhor atleta Universitário com 7,90 pontos. O segundo melhor foi Mauricio Lopes (6,75), seguido por Matheus Pinos e Luiz Henrique Escopelli (1,90).
Tayron da Silva estava impossível de ser batido na categoria Grommets com seus 9,40 pontos. O segundo colocado foi Carlos Henrique com 6,50, seguido por Caique Garcia (3,25) e Miguel Couto (2,80).
No naipe Feminino a melhor surfista foi Renata Dihel, que somou 10 pontos em suas duas melhores ondas. A segunda colocada foi Camila Cabeças com 6,30 pontos, seguida por Patricia Patre (4,15) e Vitória Capra (3,15).
Campeões do circuito
A AST preparou uma sequência de shows na beira da praia para que o público pudesse curtir ao máximo o evento. Músicos como Cachacinha, Torrika Hard Core, Semente Rasta e Street Angels embalaram a todos na beira do mar durante o feriado de Páscoa. Ainda na noite de sábado, os atletas e o público pode aproveitar a grande festa preparada pelo clube Bora-Bora em comemoração ao circuito AST de Surf Amador.
Os atletas realizaram a limpeza da praia dos Molhes, dando continuidade ao projeto de limpeza das praias e furnas de Torres, que é realizado pela AST, com o apoio da CGTEE e Eletrobras, Plena Comunicação Integrada e Prefeitura Municipal de Torres. Diversos sacos de lixos foram retirados das dunas e beira de praia.
A próxima etapa do AST de Surf Amador será realizada nos dias 05 e 06 de maio, na Prainha, em Torres. Nesta competição serão anunciados os campeões do circuito.