Justiça do Trabalho divulga lista dos 100 maiores devedores do Estado

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) divulgou a lista dos 100 maiores devedores da Justiça do Trabalho gaúcha. A iniciativa faz parte da 5ª Semana Nacional da…

imagesO Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) divulgou a lista dos 100 maiores devedores da Justiça do Trabalho gaúcha. A iniciativa faz parte da 5ª Semana Nacional da Execução Trabalhista, que iniciou nesta segunda-feira e vai até sexta.

A fonte da relação publicada é o Banco Nacional de Devedores Trabalhistas (BNDT). A lista, disponível no site do Tribunal (clique aqui para ver), considera a quantidade de dívidas, e não a soma dos valores pendentes.

São considerados devedores aqueles que não pagam ou não garantem o valor da dívida por meio da indicação de bens para penhora ou de depósitos judiciais. As empresas incluídas no BNDT não têm direito de participar de licitações e de receber financiamentos públicos ou incentivos fiscais. Como o banco de dados é de consulta pública, a pessoa física devedora pode ficar impossibilitada de negociar imóveis ou de obter crédito no mercado.

A relação dos maiores devedores do Estado é liderada pela Santos & Alves – Serviços Terceirizados, com 603 dívidas inscritas no BNDT. Embora a empresa ainda esteja ativa na Receita Federal, a Justiça do Trabalho não tem localizado, para penhora, dinheiro ou bens de sua propriedade ou dos sócios.

A Semana

Durante a 5ª Semana Nacional da Execução Trabalhista, as unidades da Justiça do Trabalho de todo o Estado realizarão um número maior de audiências de processos em execução, na tentativa de fechar acordos entre empregados e empregadores. A execução é a fase do processo que busca, forçadamente, o pagamento de uma sentença ou acordo não cumprido.  No Rio Grande do Sul, aproximadamente 202 mil processos tramitam nesta etapa.

Gabriel Borges Fortes

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas