Lareira ecológica explode: o uso de lareira ecológica terminou em incêndio na manhã de domingo (29) na cidade de Taquara, no Vale do Paranhana, no Rio Grande do Sul.
O fogo começou após uma explosão provocada por álcool no momento em que a lareira era reabastecida, ainda quente, causando danos na residência, felizmente ninguém se feriu.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Taquara, o incidente atingiu a cozinha e a sala de um imóvel localizado no bairro Fogão Gaúcho.
As chamas se espalharam rapidamente e exigiram ação emergencial da corporação para conter o avanço do fogo.
O caso reforça os riscos associados ao uso inadequado desses equipamentos de aquecimento, muito populares durante o inverno.
Lareira ecológica explode: confira os cuidados essenciais
Especialistas em segurança reforçam que lareira ecológica não é isenta de risco e deve ser utilizada com responsabilidade.
A prática comum de reabastecer o equipamento ainda quente é extremamente perigosa.
“É essencial esperar ao menos 30 minutos após o uso antes de adicionar mais álcool”, orienta o engenheiro civil e de segurança do trabalho Demétrio Neto.
Além disso, é imprescindível que o local tenha ventilação adequada.
“Se esse ambiente não tiver aberturas para a troca de ar, haverá acúmulo de gases tóxicos, como o monóxido de carbono, e redução do oxigênio, o que oferece sérios riscos à saúde”, complementa o engenheiro.
O 1º tenente Vagner Silveira da Silva, do Corpo de Bombeiros, explica que líquidos inflamáveis como o álcool são altamente voláteis.
“O vapor do combustível pode causar uma explosão ou provocar perda de controle da chama”, afirma o militar.
Recomendações para evitar acidentes com lareira ecológica
O Corpo de Bombeiros e engenheiros de segurança recomendam medidas fundamentais, para a prevenção de acidentes domésticos com aquecedores, lareiras e chaleiras no período de frio:
-
Nunca reabasteça a lareira enquanto estiver quente;
-
Aguarde pelo menos 30 minutos após o uso;
-
Utilize apenas combustíveis adequados para o equipamento;
-
Evite o uso em ambientes fechados e sem circulação de ar;
-
Nunca durma com a lareira acesa;
-
Mantenha crianças e animais domésticos longe do aparelho;
-
Não transporte a lareira acesa entre cômodos.