Em contato com o Litoralmania, a Assessoria de Imprensa da LATAM esclareceu o pouso de emergência realizado em Porto Alegre na manhã de hoje.
LATAM: Veja a nota abaixo
“A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA8118 (São Paulo/Guarulhos-Montevidéu), desta quinta-feira (19/06), precisou ser desviado para Porto Alegre devido às condições meteorológicas adversas no destino, fato totalmente alheio ao controle da companhia.
Ao se aproximar da capital gaúcha, a tripulação solicitou prioridade de pouso por uma questão técnica. O pouso ocorreu em completa segurança às 10h44.
Os passageiros foram desembarcados e receberam oferta de assistência da companhia que, após inspeção de segurança, realizou a troca da aeronave. Os passageiros foram reembarcados e o voo decolou às 15h18 de hoje (19/06).
A companhia reforça que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos”.
O caso
Pouso de emergência foi realizado por um avião da companhia aérea Latam na manhã desta quinta-feira (19), após uma pane durante o voo.
A aeronave Airbus A320, que decolou do Aeroporto Internacional de Guarulhos às 7h, tinha como destino final a cidade de Montevidéu, no Uruguai.
Contudo, um problema técnico inesperado obrigou o piloto a alternar a rota e realizar um procedimento de urgência no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
A primeira tentativa de pouso não teve sucesso. Durante o contato com a torre de controle, o piloto comunicou a necessidade de realizar órbitas na área denominada DAKAT, um ponto de referência nas cartas aeronáuticas a oeste da cidade.
— Estou com uma pane aqui que eu não posso pousar sem fazer cálculo. Posso fazer órbitas em DAKAT — declarou o piloto, demonstrando cautela na manobra antes de tentar novamente descer a aeronave.
Após sobrevoar a região, o profissional iniciou uma segunda tentativa de aproximação, que foi bem-sucedida.
Por volta das 10h45, o avião finalmente pousou com segurança em Porto Alegre. Felizmente, não houve registro de feridos, e o procedimento seguiu os protocolos de segurança da aviação civil.