Vida & Saúde

Legislativo de Arroio do Sal aprova projeto da Casa do Acolhimento

Por unanimidade, foi aprovado na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Arroio do Sal o projeto que autoriza a Prefeitura do município criar o Programa Casa do Acolhimento, em Porto Alegre, disponibilizando hospedagem aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS e acompanhantes, com residência em Arroio do Sal.

O prefeito de Arroio do Sal Luciano Pinto da Silva está satisfeito com a receptividade e o apoio do Legislativo para a aprovação da matéria. O prefeito acompanhou os debates dos vereadores sobre o projeto enviado pelo Executivo, pela internet, de Brasília, através da rádio local.Na capital federal o prefeito trata de 15 projetos de interesse do município, em vários ministérios.

“A proposta tem um impacto social muito grande na comunidade. Sempre respeitamos o trâmite normal, mesmo com a urgência que desejávamos para o projeto, porque entendemos que as pessoas sofrem duas vezes quando tem que deslocar para atendimento médico na capital e se fazia necessário uma solução rápida”, observou Luciano Pinto.

“Os agentes públicos tem o papel fundamental de equacionar questões como esta. A comunidade merece dignidade. É uma forma justa de dar retorno dos impostos à população”, sustenta o prefeito.

O Projeto 52, de 2011, foi discutido em três sessões, conforme estabelece o regimento interno do Legislativo. Um dos impasses era o impacto financeiro da proposta no orçamento. A Prefeitura enviou para a Câmara de Vereadores, na segunda-feira (8), todos os valores previstos para o Programa, atendendo ao pedido das bancadas de oposição.

O Executivo inicia agora a procura de um imóvel em Porto Alegre para a implantação da Casa do Acolhimento, que também irá oferecer três refeições e serviço de transporte dos hóspedes até o local de tratamento. Um Grupo Gestor, com representantes das Secretarias da Saúde e Assistência Social, irá monitorar a participação da comunidade.

Comentários

Comentários