Levantamento da Fepam indica que foz do Rio Mampituba é imprópria para banho
O mais recente boletim do Projeto Balneabilidade 2008/2009 para o Litoral Norte, divulgado nesta sexta-feira (09) pela Fepam, informa que a água está imprópria para banho somente junto à foz do rio Mampituba, em Torres. Em cinco de oito análises realizadas, os índices de contaminação neste local superaram o limite estabelecido pela Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que é de mil coliformes fecais por 100 mililitros de água.
A Fepam alerta que em dez dos 33 pontos analisados foram detectados valores acima dos padrões. As razões, aparentemente, são a incidência de fortes chuvas no período de coleta e o grande número de veranistas. Como se trata da primeira amostragem das últimas cinco realizadas com resultados apontando contaminação, não é alterada a classificação de acordo com os parâmetros definidos pelo Conama e água pode ser considerada própria para banho.
Apresentaram valores acima do limite: as praias de Torres; o ponto em Cidreira na frente do Edifício Alvorada; o ponto da Lagoa dos Barros, em Santo Antônio da Patrulha; os pontos a 100 metros ao sul da plataforma de Tramandaí e no Jardim Atlântico, no mesmo município; e o ponto em Atlântida situado em frente à Saba.