Levantamento do TCE mostra ótimo desempenho de Imbé na oferta de vagas na creche e pré-escola
O Plano Nacional de Educação (PNE), criado em 2001, prevê que pelo menos 50% das crianças de 0 até 3 anos tenham acesso a creche. Em 2009, quando o estudo foi realizado, Imbé ainda não havia atingido a meta estabelecida, apresentando uma taxa de atendimento nas creches de 37,45%, ou seja, um déficit de 104 vagas.
O prefeito Darcy Luciano Dias afirma que hoje a realidade é outra. Segundo ele, o município já superou a meta no início de 2010, quando ampliou as estruturas dos prédios, aumentou o número de vagas e criou novas escolas, como por exemplo a Escola de Educação Infantil Vó Rosa, no bairro Nova Nordeste. A preocupação com a educação levou o prefeito a aumentar de 25% para 34% o investimento na área.
– A educação é prioridade no nosso governo, por isso estamos trabalhando para recuperar o tempo perdido. No meu segundo mandato a área da educação era considerada modelo no Estado e Região, e parece que estamos recuperando estes títulos novamente – destacou.
O prefeito também lembrou que em janeiro de 2009 recebeu de herança uma lista de espera de quase 300 crianças aguardando por uma vaga nas escolinhas.
Quando o assunto é vagas na pré-escola, Imbé dá um salto no ranking, atingindo a média de 124,95%, ou seja, há mais vagas disponíveis nas creches do que crianças de 4 a 5 anos de idade. Na pré-escola, o PNE estabelece a meta de 80%.
Para chegar a esse diagnóstico, o TCE comparou dados do Censo Escolar 2009 e do IBGE com as diretrizes do PNE. A partir daí, foi possível elaborar um ranking, baseado no total de matrículas na Educação Infantil e no número de habitantes de até cinco anos de cada município.
A melhor em números
Com cerca de 18 mil habitantes, o município de Imbé apresenta o melhor índice de oferta de vagas na Educação Infantil entre os 23 municípios do Litoral Norte e o 14º entre as 496 cidades do Estado. A cidade de 22 anos tem 895 das suas 1.294 crianças de até cinco anos atendidas pela Educação Infantil – o equivalente a 69,17%.
Atualmente Imbé conta com seis escolas de ensino infantil. Em 2011, a Prefeitura estará inaugurando mais um estabelecimento no bairro Nova Nordeste. Além da escola Tia Marica, no Balneário Albatroz, que deverá ser inaugurada ainda este ano. A promessa é de mais 180 vagas para as crianças de até cinco anos.
Secretário de Educação do município de Imbé, Onério Schaeffer Teixeira acredita que para se ter uma boa Educação Infantil não adianta ter só vagas em salas de aula. Para ele, é preciso ter bons professores, atendentes preparados e materiais didáticos que estimulem o desenvolvimento físico e mental da criança.
– Alcançamos estes resultados devido a visão do Prefeito Darcy Luciano Dias em relação a educação e ao trabalho intenso de todos os setores da Secretaria de Educação. Desde que assumimos temos investido pesado em materiais pedagógicos e funcionais, infraestrutura e em pessoal. Com o crescimento na demanda e a necessidade de melhoria no atendimento, os bolsistas tornaram-se fundamentais neste processo. Bem qualificados, com frequente capacitação oferecida pela Secretaria, eles contribuíram diretamente para que alcançássemos estes resultados, – destacou Onério.