Levantamento indica queda nos casos de gripe A e Estado anuncia volta das cirurgias eletivas
“A paralisação das aulas na rede municipal de ensino de Porto Alegre, não pode ser colocada na conta da gripe A”, afirmou neste sábado (22) o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, que ainda apresentou números indicando que a doença está em franco declínio em todas as regiões do Rio Grande do Sul, inclusive na Capital.
Terra enfatizou não existir nenhum estudo científico que mostre que a paralisação de aulas reduza a transmissão da doença. No RS, o pico da gripe A (H1N1) aconteceu justamente na última semana de julho, quando foram notificados 1.003 casos. Na primeira semana de agosto, foram 943, depois 616 e a última semana deve fechar em 200 casos, ou seja, 20% do que foi registrado no final de julho.
Osmar Terra tranquiliza a população e considera que a decisão dos servidores do município foi tomada em função de questões internas com a Secretaria Municipal de Educação, e não por uma piora na epidemia de gripe.
O secretário informou também que, em na cidade de Rio Grande, por decisão da Prefeitura, baseada nos números que mostram a diminuição dos casos, as aulas serão retomadas normalmente nesta segunda-feira (24). Vinte municípios da Zona Sul, ficaram com posição diferente das demais cidades gaúchas e decidiram prorrogar as férias até início de setembro por considerar que o pico da doença se daria nas duas últimas semanas de agosto, o que acabou não se concretizando.
Ainda nesta segunda-feira será revogada a portaria que suspendeu a realização de cirurgias eletivas por tempo indeterminado. A medida será tomada em função da queda do número de pacientes internados em UTIs. No final de julho, foram 300 casos e agora são 150. Com a revogação da portaria, as cirurgia eletivas voltam a ser realizadas normalmente em todo o Estado.
Os dados atualizados da gripe A no RS são os seguintes:
– Casos notificados: 4.865
– Óbitos: 93 e 147 óbitos aguardam confirmação.
– A estimativa é que a gripe A tenha atingido 150 mil pessoas no RS.