Líderes para uma nova realidade – Por Renato Eduardo
Vivemos uma época muito interessante, tempos de muita velocidade e agilidade, aqueles que não se posicionarem diante dos novos desafios que se descortinam todos os dias, correrão sérios riscos de serem deixados na fileira dos ultrapassados, jogados à “obsoletividade”.
Lembro de quando ainda menino, me encantar com a tecnologia dos telefones. Se discava alguns números e logo uma pessoa do outro lado da linha estava a falar e ouvir, uau! Era demais. E, de repente me deparo com um aparelho misterioso que chamavam de fax, mais uma vez surpreendente, ficava admirado com tamanha funcionalidade. Colocava-se um papel com coisas escritas e em questão de segundos, lá estava ele rumo à seu destino e, quando ainda estava embasbacado com tamanha evolução, aparece diante dos meus olhos, o aparelho de celular, e daqui a pouco mais, a popularização da internet e daí por diante. Impressionante! Todas estas possibilidades ao alcance de nossas mãos.
E o interessante é que o mundo mudou não apenas em termos de tecnologias, mas mudou na forma como o encaramos, na forma como lidamos com os problemas, como resolvemos nossas questões, na empresa, na família, nas equipes e etc.
Precisamos de uma posição diferenciada num tempo diferenciado, precisamos nos encher com aquela capacidade de nos reinventar diante do tempo pós moderno que vivemos. Ouvi outro dia que toda quantidade de dados contidos no mundo dobra a cada dois anos, e, em tempos assim, se faz necessário líderes, reinventados, que não sucumbem ao ostracismo de suas idéias ultrapassadas, mas conseguem enxergar fora da caixa, conseguem olhar pra onde todos olham, mas desenvolvem uma capacidade de enxergar aquilo que ninguém consegue ver.
Quero te desafiar nestes dias de velocidade e dinamismo, a se permitir, crescer, se esforçar para ter uma postura diferente, decisões diferentes, crenças diferentes e saber que só isto não bastará para se ter sucesso, mas uma constante adaptação aos novos processos, e se necessário, uma ruptura com o passado, e às vezes passado de relevância, mas que se não adaptado, não lhe proporcionará um presente de sucesso, muito menos um futuro de crescimento realização.
Você pode ser o criador de seu futuro, autor de sua história.
Nos vemos no topo!