Geral

Litoral: Lula propõe desvio do excesso de água dos rios do RS diretamente para o mar

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, revelou em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 6 de junho, que o governo federal está discutindo um projeto para desviar o excesso de água dos rios do Rio Grande do Sul diretamente para o mar, sem afetar as cidades do litoral.

Vero Internet

Paralelamente, destacou a necessidade de construir casas em locais mais seguros devido às mudanças climáticas.

“Estamos considerando um projeto para levar o excesso de água dos rios diretamente ao mar, sem inundar nenhuma cidade em Porto Alegre,” afirmou o presidente.

Lula reconheceu que a proposta pode gerar críticas sobre os recursos necessários e oposição de ambientalistas, mas enfatizou que a reconstrução após desastres é ainda mais custosa.

Feira dos Retalhos

O presidente também mencionou a importância de escolher terrenos seguros para a construção de novas casas e, se necessário, comprar terrenos adequados.

“Não podemos reconstruir casas onde a água pode chegar novamente. Qualquer pessoa com inteligência média sabe que várzeas são áreas de escoamento do excesso de água dos rios,” explicou Lula.

Ele detalhou que o plano, que ainda precisa ser discutido com prefeitos e líderes estaduais, é garantir que as casas sejam seguras.

Litoral: Lula propõe desvio do excesso de água dos rios do RS diretamente para o mar
Livros Cristãos

“Precisamos assegurar que, mesmo diante de outro problema climático, como uma inundação, não seremos mais vítimas das enchentes do rio Taquari ou do mau funcionamento das bombas e diques de Porto Alegre,” afirmou o presidente.

Lula sugeriu que as áreas afetadas pelas enchentes poderiam ser transformadas em bosques e praças, reforçando que nunca mais colocarão pessoas para morar em locais de risco. “Esse é o nosso compromisso,” declarou.

Xis do Jô

As declarações foram feitas durante um evento de assinatura de medidas do governo federal para ajudar o Rio Grande do Sul.

Durante o evento, duas Medidas Provisórias foram assinadas: uma ampliando o Auxílio Reconstrução no estado e outra estabelecendo um novo programa de emprego para os gaúchos.

Litoralmania Sistemas

Lula enfatizou que não basta apenas anunciar novas medidas, mas é crucial criar condições para que os recursos sejam efetivamente utilizados.

Segundo ele, o governo federal está focado em evitar que a burocracia trate a situação no Rio Grande do Sul como se fosse um período de normalidade.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários