Litoral Norte quer aumentar o fluxo de turistas
Os cerca de 400 empresários que integram o Projeto de Turismo Litoral, impulsionado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), estão se preparando para colocar em prática a meta traçada até 2009, que é aumentar em 15% o fluxo de turistas na região durante a baixa temporada (entre abril e novembro).
Na segunda quinzena de maio, foi realizada uma reunião na qual os consultores do Sebrae/RS apresentaram uma ferramenta de controle mensal das atividades comerciais das empresas para levantamento de dados. As iniciativas prevêem, ainda, a elaboração de um material gráfico, que deverá ser lançado em novembro deste ano, objetivando a divulgação dos serviços oferecidos por micro e pequenas empresas da região, que deve ser distribuído nas praças de pedágios de acesso ao Litoral.
De acordo com a gestora do projeto, Andreia Diel, por meio de uma planilha simples, os proprietários de micro e pequenos empreendimentos dos setores de hospedagem, gastronomia, artesanato e propriedades rurais irão contabilizar os produtos negociados. Os restaurantes, por exemplo, irão anotar a quantidade de pratos servidos diariamente; as hospedagens, o número de unidades ocupadas; e o artesanato, a quantidade de peças vendidas. Ao final de cada mês, de acordo com a gestora, será feito o comparativo desses números.
Estimativas realizadas pelas prefeituras dos municípios do Litoral indicam, conforme Andréia, que, na alta temporada, cerca de dois milhões de pessoas passam pela região. Em pesquisa feita com visitantes de três cidades litorâneas, 45% dos consultados disseram que retornariam durante o ano se houvesse eventos. “O grupo chegou à conclusão de que falta divulgação, pois todo mês são realizados, pelo menos, dois eventos ou duas feiras”, aponta Andréia. A gestora lembra a realização de rodeios, campeonatos de pescas, visitas a trilhas, escolas de windsurf, entre outros.
O Projeto Pólo de Turismo Litoral é desenvolvido pelo Sebrae/RS e 10 Prefeituras da região: Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Maquiné, Osório, Santo Antônio da Patrulha, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras e Xangri-lá. A parceria para impulsionar a ação em 2007 foi formalizada em Osório no final do último mês de abril. Andreia lembra que os municípios foram selecionados em função do contingente empresarial e da sua representatividade na região quanto ao número de turistas que recebem. O pólo está em atuação desde o final de 2005.