Litoral Norte recebe exposição Passaporte do Cavalo Crioulo em Xangri-Lá
A Exposição Passaporte de Cavalos Crioulos em Xangri-Lá (RS), organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Litoral Norte, ocorre nesta semana, trazendo grande visibilidade para a raça Crioula na região litorânea do Rio Grande do Sul.
O evento, que será realizado no Centro de Eventos do município nos dias 15 e 16 de novembro, selecionará oito animais – quatro machos e quatro fêmeas – para a Morfologia Expointer 2025, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).
De acordo com Diego Fernandes, vice-presidente do Núcleo e membro da comissão organizadora, a exposição representa um marco no fomento da raça Crioula na região.
Ele destaca que o evento é fruto de uma parceria com a ABCCC, que confiou ao núcleo a missão de organizar esta importante etapa classificatória.
“É um momento significativo para o município e todos que prestigiam a raça Crioula”, ressalta Fernandes, afirmando que a equipe está empenhada em oferecer uma experiência de qualidade a todos os participantes e visitantes.
A expectativa é de um grande público e muitos animais em exposição, reforçando o crescimento da raça Crioula no litoral norte.
A região se consolida cada vez mais como um polo para criadores, centros de treinamento e eventos morfológicos, incentivando a participação de novos e antigos criadores. “Esse evento é para aqueles que nos prestigiam e mantêm viva a cultura da raça”, afirma Fernandes, destacando o papel da exposição no fortalecimento contínuo da raça na região.
Fernandes observa ainda que o aumento de exposições e provas na área tem sido crucial para o desenvolvimento econômico local, além de impulsionar a cultura do Cavalo Crioulo.
“A expansão desses eventos fortalece o setor, atraindo novos criadores e centros de treinamento para o litoral”, comenta.
Adriano da Silva Pacheco, presidente do Núcleo, enfatiza que a Exposição Passaporte de Xangri-Lá se consolida como um evento anual, com o apoio fundamental do prefeito Celso Bassani, que também é criador.
“Mantemos um padrão de organização exemplar, focado em bem receber nossos criadores, e, este ano, celebramos a primeira exposição passaporte realizada no Litoral Norte”, ressalta Pacheco.
O julgamento estará nas mãos de Mauro Ferreira, como jurado principal, com Thierry Oliveira como jurado auxiliar e Felipe Caccia Maciel como técnico responsável.
Programação do Evento:
15 de novembro de 2024 (sexta-feira):
- 9h – Categoria de Incentivo (Machos e Fêmeas)
- 14h – Categoria Machos (Potranco menor e maior, cavalos menor e adulto)
16 de novembro de 2024 (sábado):
- 9h – Categorias Fêmeas (Potranco menor e maior, éguas menor e adultas, e categorias a Campo)
- 14h – Campeonatos e Grandes Campeonatos
Receba as principais notícias no seu WhatsApp