Litoral Norte recebe novas diretrizes ambientais após 24 anos
O deputado estadual Luciano Silveira celebrou, nesta quinta-feira (19), o anúncio das novas Diretrizes Ambientais para o Litoral Norte gaúcho, que não eram atualizadas desde 2000.
A iniciativa partiu da Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento do Litoral Norte, proposta pelo deputado em 2023.
Durante o último ano, o tema foi amplamente debatido por meio de audiências públicas, consultas e com a criação de uma comissão de prefeitos para analisar o assunto.
A oficialização das novas diretrizes ocorreu durante reunião da Amlinorte, em Capão da Canoa, com a presença da secretária estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, além de prefeitos da região e do próprio Luciano Silveira.
Pontos abordados nas novas diretrizes
As novas Diretrizes Ambientais contemplam os 18 municípios do Litoral Norte e são organizadas em torno de:
- Potencialidades regionais;
- Diretrizes gerais e específicas para cada localidade;
- Caracterização ambiental;
- Recomendações gerais voltadas ao desenvolvimento sustentável.
Para Luciano Silveira, essa é uma conquista histórica:
“Essa é uma grande conquista que vai gerar desenvolvimento sustentável para a nossa região, aliando avanços em construções e infraestrutura com a proteção dos nossos recursos naturais. Essa pauta foi proposta pelo nosso mandato no ano passado. Agradeço o empenho dos prefeitos, suas equipes e, principalmente, à SEMA e FEPAM pela sensibilidade em tratar esse assunto. Seguimos trabalhando cada vez mais pelo desenvolvimento do Litoral Norte”, destacou o deputado.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp