Litoral Norte tem mais de 5 mil clientes da CEEE sem luz
Às 17h, graças ao trabalho das equipes, 80% dos clientes já estavam com fornecimento normal. Restam ainda 14,6 mil pontos a serem restabelecidos nos 72 municípios da área de concessão da CEEE, que tem 1,6 milhão de clientes. A principal dificuldade para concluir o trabalho de recomposição das redes, no Interior, são estradas alagadas e pontes caídas. Confira a situação em cada região:
– Metropolitana: 4,6 mil clientes. As ocorrências estão concentradas em Guaíba e Eldorado do Sul.
– Centro-Sul: 2,9 mil clientes, principalmente nas zonas rurais de Cerro Grande do Sul, Barão do Triunfo e Sertão Santana.
– Litoral Norte: 5,7 mil clientes, com maior número de ocorrências registradas em Santo Antônio da Patrulha, Palmares do Sul e Mostardas.
– Sul: 1,5 mil clientes. As ocorrências são na zona rural dos municípios de Canguçu, Arroio Grande, Piratini, Herval e Jaguarão.
– Campanha e Litoral Sul: atendimento normal.
Dicas de segurança
A CEEE Distribuição alerta para alguns cuidados que devem ser tomados em temporais:
– Não se aproxime nem toque em cabos rompidos ou caídos. Avise imediatamente a CEEE Distribuição pelo 0800 721 2333.
– Em áreas alagadas, desligue a chave geral (disjuntor) do imóvel e, caso esteja na rua, afaste-se da rede elétrica. A água é condutora de energia e há risco de choque elétrico, mesmo sem contato direto com a fiação.
– Durante chuva forte com raios, procure abrigar-se em local seguro. Em casa, retire todos os aparelhos da tomada até que a intensidade da chuva diminua.
Para informar falta de luz
A maneira mais rápida e prática de comunicar falta de luz à CEEE é por torpedo. Basta enviar um SMS para 27307 com a palavra LUZ e o número de instalação (localizado no quadro amarelo da conta de luz). Além disso, a Central de Atendimento (0800 721 2333) e as agências estão também disponíveis (confira endereços e horários de atendimento no site www.ceee.com.br).
Tempo e critérios de atendimento
Quando há temporais, o número elevado de ocorrências e as condições geográficas (distância, dificuldade de acesso por alagamentos, queda de árvores e de barreiras) podem provocar aumento do tempo para o restabelecimento da energia elétrica. A CEEE Distribuição prioriza o atendimento das situações que envolvem risco de vida, serviços essenciais (como saúde, água e segurança) e, após, conforme os procedimentos estabelecidos pela ANEEL, as demais ocorrências, conforme o número de unidades consumidoras atingidas. Seguindo este critério, são verificados e reparados subestações, alimentadores (redes de média tensão), redes de distribuição e, por último, casos individuais. É importante ressaltar que, em áreas alagadas, por motivos de segurança, o fornecimento de energia só pode ser restabelecido após a normalização do nível da água.