Esportes

Litoral poderá ser sede de Jogos do Mercosul

Incrementar o turismo do litoral e incentivar o esporte. Região poderá sediar os Jogos da Juventude do Mercosul em 2010.

Será a primeira edição dos jogos. Técnicos e assessores da Secretaria Estadual de Turismo – Setur, participaram de uma reunião com todos os secretários dos 23 municípios do Litoral Norte, na sede da Amlinorte, em Osório, onde anunciaram a realização dos jogos.

A escolha foi motivada para incrementar o turismo e a economia no período sazonal, aproveitando a estrutura gastronômica, hoteleira e de complexos esportivos.

A competição deverá ter a participação de diversos países do bloco da América do Sul e terá como sedes as cidades de Osório, Santo Antônio da Patrulha, Tramandaí, Imbé, Capão da Canoa e Torres. As demais cidades também participariam do evento, dando suporte de hotelaria e gastronomia.

Os Secretários de Desenvolvimento e Turismo Jorge Ramos e da Juventude, Esporte e Lazer, Gilmar Luz levaram os técnicos da Setur à Vila Olímpica de Osório. Eles ficaram satisfeitos com a estrutura e foi sugerida a realização de várias modalidades no local, entre as quais: handebol, futsal, voleibol, futebol e atletismo.

A Vila Olímpica será reestruturada com recursos vindos dos governos estadual e federal, onde serão gastos,em torno de 4,5 milhões de reais e o restante da reforma feita pela Prefeitura de Osório. Os outros locais visitados pela comitiva foram o Ginásio Municipal, o Largo dos Estudantes e a Praça das Carretas.

A natação deverá ser disputada em Santo Antônio da Patrulha. O Secretário de Desenvolvimento e Turismo de Osório Jorge Ramos considera significativa a vinda de um evento como este. “Significa um acréscimo muito grande na questão cultural e econômica do Município. Aqui, vão se concentrar, provavelmente, em torno de mil pessoas pelo complexo esportivo que nós temos. Isso significa muito”, esclarece o Secretário.

Cada delegação dos Jogos da Juventude do Mercosul deverá ocupar, em média, 400 leitos. O evento deverá durar uma semana.

Comentários

Comentários