Livro resgata 100 anos de história e inovação da pesquisa agropecuária do RS
100 anos de ciência e inovação: livro conta a história da pesquisa agropecuária gaúcha
Em uma jornada de 15 anos de pesquisa e dedicação, a pesquisadora aposentada Sônia Lobato reuniu um acervo riquíssimo sobre a história da pesquisa agropecuária oficial do Rio Grande do Sul.
O resultado desse trabalho é o livro “Os 100 anos da pesquisa agropecuária oficial do Rio Grande do Sul”, uma obra que celebra a trajetória de um setor fundamental para o desenvolvimento do estado.
A publicação, editada pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), conta a história da pesquisa agropecuária gaúcha desde sua criação em 1919, com a Estação de Seleção das Colônias em Alfredo Chaves.
Ao longo das décadas, diversas instituições foram criadas e unificadas, culminando na formação da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) em 1994.
“A pesquisa estadual hoje é representada pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária, DDPA. Apesar das mudanças organizacionais e administrativas ao longo do tempo, o objetivo sempre foi o mesmo: desenvolver pesquisas que contribuam para o desenvolvimento do setor agropecuário e do estado do Rio Grande do Sul”, destaca o diretor do DDPA, Caio Efrom.
O livro não apenas registra os fatos históricos, mas também valoriza o trabalho de pesquisadores, técnicos, agentes e auxiliares que dedicaram suas vidas à ciência e à inovação no campo.
A obra ressalta a importância da pesquisa agropecuária para o desenvolvimento do agronegócio gaúcho, um dos setores mais importantes da economia estadual.
Um legado para o futuro
O lançamento do livro marca a celebração de 105 anos de pesquisa agropecuária no Rio Grande do Sul e é um marco importante para o setor. A publicação está disponível para download gratuito no site da Seapi e será apresentada ao público durante a 47ª Expointer.
“Convidamos o leitor para conhecer essa história, desde seus primórdios, valorizando o legado dos que nos antecederam e a dedicação que temos em prosseguir escrevendo novos capítulos através de nossa contribuição, com um lema: a ciência a serviço do Rio Grande do Sul”, conclui Caio Efrom.
O livro “Os 100 anos da pesquisa agropecuária oficial do Rio Grande do Sul” é um documento fundamental para quem se interessa pela história da agricultura gaúcha e pela importância da pesquisa para o desenvolvimento sustentável do setor.
Clique aqui para acessar o livro