Lixo no mar causa mortes de animais no litoral norte
Nesta quarta-feira (12/02) a PATRAM percorreu o litoral da localidade da Barra da Lagoa do Peixe do município de Tavares a Dunas Altas em Palmares do Sul, realizando a fiscalização ambiental numa área de 150 km, via orla marítima, sendo localizadas no ambiente marinho mais de 1.500 metros de redes de pesca e 52 tarrafas ambas em desacordo com a legislação restando recolhidas e apreendidas.
Também ocorreu a soltura de mais de 350 peixes ao seu habitat natural, sendo as espécies mais encontradas a branquinha, pampa, bagre, corvina, papa-terra, tainha, entre outros, também 34 crustáceos, da espécie de siris.
Na oportunidade, foi constatado que há grande descarte e acúmulo de resíduos na faixa litorânea, fazendo assim com que diversos animais marinhos, confundam “lixo” com alimento. Pelo acúmulo de veranistas que circulam pelas praias do Litoral, o Comando Ambiental da Brigada Militar orienta a população que descarte os resíduos nos locais destinados para tal fim, evitando problemas ambientais como a mortandade de animais marinhos. Durante a fiscalização da PATRAM segundo o Coronel Ângelo Silva, comandante do Comando Ambiental foram encontradas mais de 24 tartarugas mortas, 18 toninhas e um filhote de baleia da espécie franca.
O Comando Ambiental orienta que a população utilize os locais identificados para o descarte de resíduos, assim como denuncie casos de crimes ambientais através do fone 190.