Veja locais para destinação de resíduos da enchente de 2024 no RS

Resíduos da enchente de 2024: A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) disponibiliza um mapa interativo, uma tabela detalhada e um shape com as coordenadas das áreas temporárias utilizadas pelos…
Foto: Foto: Maurício Tonetto/Secom - Chuvas provocam estragos e alterações no tráfego nas rodovias do RS

Resíduos da enchente de 2024: A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) disponibiliza um mapa interativo, uma tabela detalhada e um shape com as coordenadas das áreas temporárias utilizadas pelos municípios para destinação dos resíduos da enchente de maio de 2024.

Essas informações foram registradas pelos próprios municípios e divulgadas pela Fepam para garantir transparência na gestão ambiental pós-desastre.

A divulgação ocorre com base na Resolução CONSEMA n° 525/2025, publicada no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (13/3).

O documento estabelece normas para gerenciamento de resíduos de desastres naturais (RDN) e orienta os municípios sobre o destino adequado dos materiais descartados durante eventos extremos, como as enchentes.

Dados ainda são preliminares, alerta a Fepam

Resíduos da enchente de 2024

O presidente da Fepam, Renato Chagas, esclarece que os dados são provisórios e podem sofrer atualizações, pois nem todos os municípios registraram suas áreas temporárias.

Com a publicação da nova resolução, essas informações devem ser revisadas e complementadas pelos gestores municipais.

Resíduos da enchente de 2024

De acordo com o Artigo 11 da Resolução CONSEMA n° 525/2025, os municípios têm 180 dias a partir da data da publicação para comunicar oficialmente à Fepam se as áreas utilizadas para descarte serão mantidas como disposição final ou se os resíduos serão destinados a locais licenciados.

Essa definição precisa ser feita por meio de um parecer técnico com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Os dados devem ser enviados para os e-mails oficiais da Fepam: emergencia@fepam.rs.gov.br e residuos@fepam.rs.gov.br.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas