Luciano propõe reunião no litoral para ajustar atendimentos em saúde
O deputado Luciano Silveira (MDB) propôs, na tarde desta quarta-feira, 12, durante reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, a realização de um encontro entre gestores municipais e do Estado para redistribuir os atendimentos em saúde da Capital para a região litorânea.
“Sugiro que essa comissão de saúde possa levar à Amilinorte (Associação dos Municípios do Litoral Norte) uma conversa com os gestores municipais, que conhecem a realidade de muito tempo, junto com a coordenadoria da saúde e que nós possamos buscar a solução definitiva para esta questão”, argumentou.
Em seu desabafo, o parlamentar defendeu os gestores dos municípios, que normalmente tem que destinar mais do que o mínimo constitucional em saúde e nem assim conseguem atender a população: “Ouvi aqui que o município teria de investir 15 e investe 30, 28 ou 29%.
O Estado teria que investir 12%, mas não consegue, chega a 9, chega a 6, chega a 7%. O governo federal, que teria que atualizar a tabela SUS não atualiza desde 2006, quando o salário mínimo custava apenas R$ 300,00. Então isso nos deixa extremamente preocupados”, justificou o deputado.
Apesar disso, ele reconheceu que houve avanços, como os recentes anúncios da Secretaria da Saúde.
“Nós temos cinco hospitais de médio porte e acreditamos na regionalização da saúde.
Tive reunião há poucos dias com a secretária Arita Bergmann.
Temos dificuldades que nós passamos em quase todos os hospitais, o próprio Hospital de Osório, está sob intervenção.
Temos a dificuldade de espaço físico nos nossos hospitais. Em Tramandaí o Hospital Getúlio Vargas está tendo agora uma ampliação, com investimentos do governo do estado, pelo que eu parabenizo a secretária Arita”, finalizou.
Antônio Bavaresco
Receba as principais notícias no seu WhatsApp