Luciano Silveira defende cadeia da proteína animal
Por iniciativa da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Luciano Silveira, representantes de diversas entidades ligadas à cadeia produtiva de proteína animal no Rio Grande do Sul, foram recebidos, na tarde de segunda-feira, 27, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, pelo governador Eduardo Leite, o vice, Gabriel Souza, e vários secretários estaduais.
Na pauta, a busca de alternativas para o segmento, que sofre com os altos custos de produção. “Precisamos preservar os negócios, os empregos e a geração de riqueza que emana deste setor fundamental ao desenvolvimento do nosso Estado”, defendeu o deputado, ao apresentar o problema ao governador.
Entre as muitas dificuldades que atingiram o segmento, nesse início de 2023, a seca e a dependência de insumos produzidos em outras regiões do Brasil, ou mesmo importados de outros países, acabaram afetando diretamente a competitividade do setor.
Na condição de presidente da Comissão de Agricultura, o deputado Luciano Silveira vem liderando um movimento que visa preservar as cooperativas e empresas, muitas delas ameaçadas em sua sobrevivência, devido à crise financeira.
“Hoje, nós produzimos menos da metade do milho destinado à produção de ração animal de que precisaríamos no Rio Grande do Sul. Além disso, itens como o transporte e outros custos fixos forçam os preços para um patamar que inviabiliza a sobrevivência de empresas e integrados”, explicou o parlamentar.
Antônio Bavaresco