Luz no fim do túnel: relatório diz que hospital de Osório deve mudar forma de administração
Durante apresentação do relatório feito pela Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciência – Fundatec, na manhã desta segunda-feira, 03/08, no gabinete do prefeito Eduardo Abrahão, os presentes, tiveram uma importante notícia que pode ser considerada a salvação do HSVP, e, amenizar a crise financeira. A mudança na forma de administrar o HSVP é a luz no fim do túnel, somada a adoção de algumas estratégias como melhorias na informatização e em demais áreas.
A consultoria custeada pelo município ocorreu com o objetivo de ter um diagnóstico preciso das finanças do hospital. “Foi uma reunião ampla com a apresentação detalhada e constatou-se que o hospital tem condições de crescer financeiramente, a partir da mudança da forma de administrar. O diagnóstico é o caminho que irá balizar um trabalho novo e diferenciado, a partir da utilização das fontes existentes, para poder crescer. É necessário adotar algumas medidas internamente para ter mais receita e não depender só do município, do Estado e da União”, destacou o prefeito.
Com a informação técnica de que existe a possibilidade de melhoria e levando em conta os investimentos feitos pelo município na emergência, UTI, Estação de energia, no centro de diagnóstico e em outras questões, o hospital tem todas as condições de crescer financeiramente e em demais aspectos. É uma decisão que depende mais da própria administração do HSVP, do que do poder público, seja municipal, estadual ou municipal, segundo informações da Assessoria de imprensa da Prefeitura de Osório.
O município, ao longo do tempo vem contribuindo para que o hospital caminhe com mais independência. Os recursos repassados pela administração anterior e a atual giram em torno de sete milhões de reais. Abrahão reforça a ideia de que se não mudar a forma de administrar, não terá solução. “É necessário encaminhar questões pertinentes e não ficar na dependência do Estado, da União e do Município”, conclui.
Participaram do encontro de apresentação do relatório, além do prefeito Abrahão; o secretário da Saúde, Emerson Magni da Silva; secretária de Administração, Márcia Férri; secretário substituto da saúde, Márcio Rolin; presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Luz; os vereadores Rossano Teixeira; Carlos Eugênio Moeller (Lélly; Valério dos Anjos e Ed Moraes da Silva, presidente do Hospital São Vicente de Paulo, Francisco Moro, integrantes do Conselho do Hospital, do Conselho Municipal da Saúde e da Fundatec.
Retorno da emergência para o hospital
Uma das definições no encontro foi a transferência da emergência que encontra-se no Posto Central Dr. Flávio Silveira para o Hospital São Vicente de Paulo. Isso deverá acontecer na sexta-feira, 07/08. A emergência está no Postão desde maio do ano passado quando ocorreu um sinistro no HSVP. O que compete ao município está tudo pronto.
Eliana C. Izaias