O Sistema de Saúde Mãe de Deus continua manifestando grande interesse em assumir a gestão do Instituto Hospitalar Santo Antônio. A revelação foi feita na manhã dessa quinta-feira, 11, em Porto Alegre, pelo diretor-superintendente do Grupo.
De acordo com Cláudio Seferin, existe a necessidade de alguns acordos locais, havendo o interesse da prefeitura em que o Mãe de Deus assuma aquele hospital. Estamos bastante interessados e já temos dois hospitais no Litoral: o de Capão da Canoa e o de Torres e seria interessante para nós, ampliarmos a atuação nesta região.
Disse Serifin haver o que qualificou como “algumas dificuldades operacionais a serem superadas; ainda não obtivemos sucesso mas acredito que a gente consiga isso nos próximos dias. Depende muito de acordos locais . Há interesse por parte da prefeitura e um grande interesse nosso. Mas isso já é um bom caminho mas ainda temos algumas questões a serem resolvidas”.
Frisou o diretor superintendente que o entendimento se desenvolve há alguns meses, porque a prefeitura tem interesse em modificar a forma de gestão daquele hospital “tendo nos procurado há mais de um ano. Realizamos um trabalho inicial naquele hospital identificando a existência de problemas e desde então estamos buscando essa aproximação”.
Para o prefeito Daiçon Maciel da Silva, não há muita alternativa. “Ou a gestão do Hospital Municipal é do Mãe de Deus, ou então continua com quem está fazendo, mas não aceito outra medida que não a melhoria significativa na gestão da atual administração. Não há dúvida nenhuma de que eles agora têm um prazo para se manifestar, tendo sido criada uma comissão especial dos servidores públicos concursados e esse relatório já está nas mãos do presidente do Instituto Hospitalar Santo Antônio com prazo até o final deste mês para se manifestar com relação à minha posição de acordo na mudança da gestão”, frisou o prefeito municipal.
O PROJETO
O Sistema Único de Saúde (SUS) do Rio Grande do Sul contará com importante contribuição e investimentos do Sistema de Saúde Mãe de Deus (SSMD). Este é o resultado do Termo de Cooperação Técnica assinado entre o governo do Estado do Rio Grande do Sul, pela Secretaria Estadual da Saúde, a Secretaria de Saúde do Município de Porto Alegre e o SSMD, que prevê a prestação de serviços e o desenvolvimento de projetos de apoio ao SUS, seja na área assistencial ou de apoio à rede hospitalar. “Vamos aproximar, ainda mais, a qualidade e inovação dos serviços do Mãe de Deus da população que busca o atendimento público”, comenta o diretor superintendente da entidade, Claudio Seferin. Serão investimentos em tecnologia, reformas de áreas físicas e gestão que serão oferecidos ao SUS em Porto Alegre e RS. Serão investidos mais de R$ 5 milhões em reforma de áreas físicas e equipamentos e a contratação inicial de mais de 150 profissionais.
No anúncio desse projeto, estavam presentes além do diretor superintendente do Sistema de Saúde Mãe de Deus e do prefeito de Santo Antônio da Patrulha, a presidente da Instituição Hospital Mãe de Deus, Irmã Lúcia Boniatti, do Secretário estadual da Saúde Osmar Terra, do secretário municipal da Saúde de Porto Alegre e vice-prefeito Eliseu Santos, da secretária substituta da Saúde Arita Bergmann, da diretora do Departamento Hospitalar e Ambulatorial daquela Pasta Aglaé Regina da Silva, do prefeito de Santo Antônio Daiçon Maciel da Silva, da Procuradora jurídica interina Alice Holmer, dentre outras lideranças especialmente da área médica.
Na área de assistência, o acordo estabelece a oferta de mais 290 leitos, além dos 240 atuais do SSMD dedicados exclusivamente a atendimentos pelo SUS, o que significará o acréscimo de 28 mil internações e a incorporação de dois hospitais no interior do Estado. Em Porto Alegre, o acordo estabelece a criação de uma rede especializada em Dependência de Álcool e Drogas, contando com três Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) especializados nas dependências de álcool e drogas, uma emergência psiquiátrica no Posto da Vila IAPI com 15 leitos de internação, além de uma unidade de internação hospitalar de 30 leitos. Junto com estas inovações, o acordo também estabelece a recuperação de dois andares do Hospital Beneficência Portuguesa para atendimentos ao SUS. Uma unidade já está concluída.
Será implantado, também, um projeto de telemedicina para as especialidades de neurologia e psiquiatria.
Atualmente, o SSMD mantém cinco unidades hospitalares no Estado: Hospital Santa Luzia (Capão da Canoa), Mãe de Deus (Porto Alegre), Nossa Senhora dos Navegantes (Torres), Dr. Lauro Réus (Campo Bom) e Mãe de Deus Center (Porto Alegre). Com o acordo, o Mãe de Deus passará a operar dois andares do Hospital Beneficência Portuguesa, o que permitirá que 64 leitos atendam pacientes destinados às especialidades de neurologia, traumatologia, medicina vascular e otorrinolaringologia, melhorando a capacidade para atendimento dessas especialidades de grande demanda na rede pública.
Mantidos pelo Sistema de Saúde Mãe de Deus, os hospitais Santa Luzia (Capão da Canoa) e Dr. Lauro Réus (Campo Bom) terão suas instalações ampliadas. A unidade hospitalar localizada no litoral vai inaugurar um Centro de Tratamento Intensivo (CTI) com capacidade de dez leitos. Em Campo Bom, a emergência será ampliada e o hospital terá o acréscimo de 30 leitos destinados a uma unidade psiquiátrica.
No Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, no bairro Menino Deus, a expansão será no Instituto de Transplantes. Agora, os procedimentos passam a ser também realizadas pelo SUS. As cirurgias incluirão os transplantes de fígado, rim, pâncreas, córneas e medula óssea. A estrutura sediada na Capital contará com seis leitos exclusivos.