Maior edifício do Rio Grande do Sul é testado no túnel de vento
O maior edifício do Rio Grande do Sul está sendo submetido a testes no túnel de vento do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para garantir sua segurança estrutural e conforto dinâmico.
Localizado na cidade de Marau, no norte do estado, o empreendimento da Construtora Romani terá 164 metros de altura, chegando a 184 metros se considerado o pináculo.
Os testes incluem medições de pressão do vento sobre as fachadas e a análise da resposta dinâmica da estrutura diante da força dos ventos.
O objetivo é verificar se a rigidez estrutural atende aos padrões de segurança e conforto exigidos para edifícios dessa magnitude.
De acordo com o pesquisador do Laboratório de Vazão do IPT, Gilder Nader, o prédio, por ser um “edifício esbelto”, exige uma análise aprofundada dos esforços horizontais, que podem ser até mais relevantes que os esforços gravitacionais tradicionais.
Com isso, os testes verificam se será necessário reforço adicional em pilares ou armação metálica.
A cidade de Marau, caracterizada por construções mais baixas, terá sua paisagem transformada com esse arranha-céu, que se tornará um marco arquitetônico no estado.
Os ensaios realizados no IPT fazem parte das novas tendências da engenharia civil, que buscam garantir segurança em projetos audaciosos como esse.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp