Vida & Saúde

Mais de 1,2 milhão de pessoas já foram vacinadas contra a gripe no RS

Mais de 1,2 milhão de pessoas já foram vacinadas contra a gripe. Isso representa cerca de 63% da população estimada dos grupos prioritários (pessoas acima dos 60 anos, crianças entre os seis meses e menores de dois anos, gestantes, trabalhadores da saúde e indígenas). A campanha foi prorrogada até esta sexta-feira (1º). Em todo o Estado, são aproximadamente 1,8 mil postos de saúde onde a vacina é oferecida.

As crianças que já receberam a primeira dose devem voltar aos postos, com 30 dias de intervalo, para tomar a segunda dose. Aquelas que já foram vacinadas no ano passado, mesmo que apenas com uma dose, tomam agora somente uma aplicação.

A dose protege contra três tipos do vírus Influenza, entre eles o H1N1 e outros dois tipos de gripe sazonal. A vacina da influenza é composta de vírus mortos, ou seja, que não há risco de causar a doença. De acordo com o Programa Estadual de Imunizações, as contraindicações são apenas para aquelas pessoas com reações alérgicas à ingestão de ovo ou a qualquer outro componente da vacina.

Até o momento já foram notificados no Estado 115 casos de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave, que são quadros de agravamento de tipos de Influenzas com sintomas de tosse, febre e dificuldade de respiração. Desses, três confirmaram para o vírus H1N1 e outros três para Influenza B. Ambos tipos incluídos na vacina por serem agora considerados vírus que circulam no hemisfério. Foram ainda identificados mais três casos de Adenovírus, também três de Parainfluenzas, 12 de vírus sincicial respiratório (causador de bronquiolites em crianças, e 76 para outras variações de gripe.

Entre os casos de H1N1, um ocorreu em janeiro, correspondendo a uma criança de sete meses, de Alvorada, não vacinada, que melhorou. Neste mês, outros dois casos foram confirmados: uma mulher de 54 anos, de Arroio do Tigre, que segue internada em Santa Cruz do Sul; e um homem de 50 anos, de Santa Cruz do Sul, que já teve alta.

Para o enfrentamento da gripe, o Estado está em curso com a vacinação para grupos mais vulneráveis às complicações pelo vírus da influenza e mantém disponível o medicamento oseltamivir em todos os municípios para pessoas gripadas em nível ambulatorial e hospitalar, de acordo com orientação médica.

Número de pessoas vacinadas este ano até agora*:
Crianças: 120.753 (60,20%)
Trabalhadores da saúde: 122.774 (89,13%)
Gestantes: 50.535 (50,39%)
Indígenas: 18.211 (88,57%)
Idosos: 904.111 (61,94%)
Total: 1.209.996 63,06

*dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações às 15 horas desta terça-feira (29/05)

Comentários

Comentários